Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGI

Métodos de Investigação em Gestão Internacional (1 º Sem 2015/2016)

Código: M8318
Acrónimo: M8318
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 16.0 h/sem 59.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2014/2015
Pré-requisitos Não existem.
Objectivos Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de:
1) identificar e definir os conceitos mais importantes relativos aos métodos de recolha de dados;
2) desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Gestão;
3) aplicar métodos de análise estatística a problemas concretos para a tomada de decisão em Gestão Internacional.
Programa 1. Objetivos da investigação em Gestão  
1.1 Desenho do estudo
2. Processos de recolha de informação
2.1. Qualitativos
2.2. Quantitativos
3. Instrumento de recolha de informação
3.1 Construção do questionário
4. Métodos de amostragem
4.1. Aleatórios ou probabilísticos
4.2. Não-aleatórios ou dirigidos
5. Erros amostrais e erros não-amostrais
6. Dimensão da amostra, precisão das estimativas e grau de confiança nos resultados
7. Introdução ao SPSS com análise descritiva  e exploratória
8. Inferência estatística: intervalos de confiança
9. Testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos
10. Modelo de regressão linear múltipla
Processo de avaliação OA avaliação contínua inclui a realização de:
- Um teste escrito individual, com peso de 80%;
- Participação e assiduidade às aulas (10%); este tipo de avaliação exige a presença em, pelo menos, 80% das aulas.
A aprovação final pressupõe a obtenção de média final mínima de 10 valores.
A avaliação poderá ser feita através de exame final, aplicando-se a mesma regra de classificação mínima de 10 valores para aprovação.
Processo de ensino-aprendizagem A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes:
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1).
2. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de aplicações em computador (ME2).
3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas (ME3).
Observações
Bibliografia básica Hair, J.F., Black, B., Babin, B., Anderson, R.E., Tatham, R.L. (2010), Multivariate data analysis: a global perspective, 7th ed, Prentice Hall.
2. Harnett, D.L. & J.L. Murphy (1980) Introductory Statistical Analysis, 2nd ed., London: Addison-Wesley Publishing Company.
3. Reis, Elizabeth (2014) Research Methods for Management, Class handnotes.

Bibliografia complementar - Bryman, A. & D. Cramer (1992) Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às Técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora.
- Laureano, R. e M. C. Botelho (2010) SPSS: o meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Sílabo
- Maroco, J. (2006, 2ª ed.), Análise Estatística com utilização do SPSS, Edições Sílabo.
- Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (1997, 2ª ed.) Estatística Aplicada, vol. 1, Edições Silabo.
- Reis, E. (2001, 2ª ed.) Estatística Multivariada Aplicada, Edições Silabo,
- Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (1997, 2ª ed.) Estatística Aplicada, vol. 2, Edições Silabo.
- Vicente, P.; Reis, E. & Ferrão, F. (2001, 2ª ed.) Sondagens. Edições Sílabo.