Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MMF

Fundamentos de Economia (1 º Sem 2019/2020)

Código: M8329
Acrónimo: M8329
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 2.0 0.0 h/sem 16.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 16.0 h/sem 40.0 h/sem 0.0 h/sem 56.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos -
Objectivos O objectivo principal de Fundamentos Economia é enfatizar a derivação formal de resultados e a resolução de problemas.
Programa 1 O consumidor
Preferencias e utilitydade,
Funções Procura
2 O produtor
Tecnologia
Custos
3 Mercados
Concorrencia Perfeita
Monopolio
Oligopolio
Processo de avaliação A avaliação desta disciplina consiste num teste escrito no final do semestre abrangendo toda a matéria leccionada (100%).*, **
*A assiduidade não pode ser inferior a 80%.
** Para obter aprovação na disciplina, a nota da prova escrita não pode ser inferior a 10 valores.
Processo de ensino-aprendizagem As aulas teórico-práticas (TP) são um espaço para discussão interactiva e detalhada entre docentes e alunos; destinam-se a um aprofundamento das matérias em análise através da revisão de conceitos, da resolução de exercícios, incluindo representação gráfica e modelização matemática.

A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Observações
Bibliografia básica Varian, H. R., Intermediate Microeconomics: A Modern Approach, 8th ed, New York, W. W. Norton, 2010
Bibliografia complementar Frank, R., Microeconomics and Behavior, 7th ed, Mc Graw-Hill, 2008
Friedman, L., The Microeconomics of Public Policy Analysis, Princeton University Press, 2002
Gravelle, H. e R. Rees, Microeconomics, Financial Times/ Prentice Hall; 3 edition , 2004
Mas-Collel, A., M. D. Whinston e J. Green, Microeconomic Theory, New York, Oxford University Press, 1995
Varian, H. R., Microeconomic analysis, 3rd ed, New York: W. W. Norton, 1992