Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MG

Contabilidade Avançada (1 º Sem 2019/2020)

Código: M8488
Acrónimo: M8488
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existem
Objectivos O objetivo geral da Unidade Curricular é o desenvolvimento da análise crítica sobre matérias de relato financeiro internacional e a capacidade de resolução de problemas de relato financeiro nas empresas.
Mais concretamente, nesta unidade curricular os alunos adquirem competências técnicas relativas a: i) análise da informação financeira num contexto internacional ii)reconhecimento e mensuração de operações do negócio relacionadas com a atividade operacional e a atividade financeira
Programa CP 1. Demonstrações financeiras
CP 2. Harmonização internacional do relato financeiro
CP 3. Reconhecimento de réditos
CP 5. Ativos e passivos financeiros
Processo de avaliação O sistema de avaliação é periódico e é composto por:
- Resolução e discussão de casos (40%)
- Teste final (60%)
Os alunos não aprovados no regime anterior, assim como os alunos que se apresentem para melhoria de nota, serão avaliados através da nota obtida em exame de 2ª época a qual corresponde a 100% da nota final.
Processo de ensino-aprendizagem Ao longo do período lectivo, o aluno deverá desenvolver competências de análise crítica, de investigação e pesquisa, e de aplicação dos conhecimentos a problemas concretos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino como: exposições teóricas, análise e discussão de casos reais; resoluções de exercícios, análise de artigos, e participação em seminários.
Observações
Bibliografia básica International Financial Reporting and Analysis(2017) by D. Alexander, A. Britton and A. Jorissen. Cengage, seventh edition (ebook version)

http://www.cengagebrain.co.uk/shop/en/GB/storefront/emea?cmd=CLHeaderSearch&fieldValue=ALEXANDER

Cases and additional material distributed in classes

Bibliografia complementar IASB, 2018, International Financial Reporting Standards.
Available via ISCTE Library at www.ifrs.org