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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGST

Desenvolvimento de Novos Produtos (2 º Sem 2019/2020)

Código: M8497
Acrónimo: M8497
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos Conhecimentos de Inglês suficientes.
Objectivos O objectivo da unidade curricular é abordar a criação de novos produtos e serviços através de uma perspectiva interdisciplinar, integrada e estruturada que tome em consideração as funções de marketing, concepção, finanças e operações.
Programa 1. Introdução ao processo de desenvolvimento de produto (DP).
1.1. Inovação, conhecimento, productos e marcas e, DNP.
1.2. DP como um processo.
1.3. Métricas do processo de DP: qualidade, produtividade e "time-to-market".
2. Planeamento de produto
2.1. Necessidades do utilizador
2.2. Especificações de produto
2.3. Geração de conceitos
2.4. Selecção de conceitos
2.5. Especificiades no planeamento de serviços
3. Arquitectura de produto
3.1. Gestão do processo de desenvolvimento do produto
3.2. Concepção industrial
3.3. Concepção para X e a perspectiva de ciclo de vida
4. Prototipagem real e virtual
5. Patentes e propriedade industrial
6. Planos de negócio e modelos financeiros´
6.1. Modelo financeiro  
6.2. Análise de sensibilidades
6.3. Compromissos do projecto
6.4. Factores qualitativos
7. Desenvolvimento de serviços.
7.1. Diferentes tipologias de serviços
7.2. Processo de desenvolvimento de novos serviços
7.3. Inovação em serviços e o consumidor
Processo de avaliação 1)Avaliação contínua
1. Participação, assiduidade (80% min) e pontualidade.
2. Trabalhos de Grupo (50%): min 8.5 val.
3. Avaliação individual dentro do projecto de grupo (30%): min 8.5 val.
4. Casos individuais (20%): min 8.5 val.

2) Final
Para alunos que não obtiveram aprovação.
Os estudantes podem concluir ou submeter os componentes 2. 3. ou 4. A comp. 2 poderá ser individual por opção do aluno.

Média ponderada terá de ser superior a 10 val.
Processo de ensino-aprendizagem No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias:

1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos
3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica Ulrich, K. and Eppinger, S., 2012. Product Design and Development. 5th Edition. McGraw-Hill/Irwin.
Bento, P., 2013. New product development @ IBS. Lisboa: Pearson Custom Publishing. (ISBN 978-1-78016-308-6)
Bibliografia complementar Kelley, T., 2001. The Art of Innovation.  Crown Business
Trott, P. 2011. Innovation management and new product development, 5th edition. FT Press/ Prentice Hall
Bettencourt, L., 2010. Service Innovation: How to Go from Customer Needs to Breakthrough Services, McGraw-Hill.
Cagan J. and Vogel C., 2001. Creating Breakthrough Products: Innovation from Product Planning to Program Approval. FT Press.
Otto, K. and Wood, K., 2001. Product Design. Prentice Hall.
Pahl, G. Beitz, W., Schulz, H. and Jarecki, U., 2007. Engineering Design: A Systematic Approach. Springer. 3rd edition