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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MM

Gestão de Canais de Distribuição (2 º Sem 2018/2019)

Código: M8516
Acrónimo: M8516
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 16.0 h/sem 59.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos Língua inglesa, lida, escrita e falada
Objectivos Durante esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Diagnosticar e propor soluções para problemas de empresas de retalho ou de produtores nas suas negociações com os distribuidores;
- Escrever um trabalho sobre as novas tendências de retalho e apresentá-lo à turma;
- Participar nas discussões em aula sobre os casos de estudo ou outros problemas de negócios;
- Perceber as tendências de retalho e distrbuição.
Programa 1. Canais de Distribuição: Estrutura, Funções e Relacionamentos;
2. Negócio de Retalho:
  2.1. Formatos internacionais
  2.2. Negócio de retalho - evolução portuguesa
  2.3. Estratégia de marketing de retalho
  2.4. Modelo de rentabilidade económica
3. Operações de negócio de retalho
4. Tendências de retalho e distribuição
5. Canais eletrónicos
6. Estratégia de canais:
  6.1. Integração vertical
  6.2. Abordagem horizontal
7. Gestão de Categoria
8. Gestão de canais de distribuição
  8.1. Conflitos
  8.2. E.C.R
Processo de avaliação Participação em aula - 20%+Trabalho de grupo - 30%+Frequência - 50%
(Each component must have a minimum score of 8,5/20)
Assiduidade Mínima 80%
Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame (1ª e de recurso),tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Processo de ensino-aprendizagem 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência;
2. Participativas, com a análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura;
3. Activas, com realização de trabalho de grupo;
4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do planeamento das aulas.  
Observações Aulas leccionadas em língua inglesa
Bibliografia básica - BERMAN, Barry and EVANS, Joel R., "Retail Management - A Strategic Approach" - 20th International Edition, Pearson, England, 2013 (RM)
- PALMATIER, Robert W., STERN, Louis W. and EL-ANSARY, Adel I., "Marketing Channel Strategy", 8th Global Edition, Pearson, England, 2015 (MC)
Bibliografia complementar Case studys