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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MM

Métodos Quantitativos Aplicados ao Marketing (1 º Sem 2010/2011)

Código: M8557
Acrónimo: M8557
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2010/2011
Pré-requisitos Não tem.
Objectivos ? Desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Marketing.
? Aplicar métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa de informação.
? Aplicar técnicas estatísticas vocacionadas para a tomada de decisão, com utilização do SPSS.
? Elaborar e apresentar o relatório final de um estudo de mercado.
? Ser capaz de trabalhar em grupo.
? Ser capaz de motivar e mobilizar a equipa para a prossecução de projectos comuns e para a resolução colectiva de problemas.
? Ser capaz de comunicar, de forma oral e escrita, os resultados de um estudo de mercado.
? Ser capaz de estudar e pesquisar com autonomia.
Programa 1. Objectivos da pesquisa de mercados.  
1.1. Design do estudo de mercado.
2. A ética nos estudos de mercados
3. Processos de recolha de informação
3.1. Qualitativos
3.2. Quantitativos
4. Métodos de amostragem
4.1. Aleatórios ou probabilísticos
4.2. Não-aleatórios ou dirigidos
5. Dimensão da amostra e precisão das estimativas
6. Instrumento de recolha de informação
6.1 Construção do questionário
7. Erros amostrais e erros não-amostrais *
8. Preparação e análise dos dados
8.1. Análise descritiva
8.2. Métodos de inferência estatística
8.3. Métodos de egmentação e posicionamento
9. Elaboração do relatório do estudo
9.1. Informação sobre a metodologia e condições de validade dos resultados
9.2. Apresentação dos resultados
Processo de avaliação A avaliação inclui a realização de:
? um teste escrito individual, com ponderação de 40%;
? um trabalho de grupo, com ponderação de 50%. Haverá discussão oral caso o docente considere necessário;
? assiduidade e participação nas aulas com ponderação de 10%.
A avaliação exige a presença em, pelo menos, 80% das aulas; a aprovação pressupõe a obtenção de média final mínima de 10 valores, desde que em nenhuma das componentes de avaliação sejam inferiores a 8 valores.
Processo de ensino-aprendizagem Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos.
Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino, como exposições teóricas, análise e discussão de exemplos reais, aplicação de metodologias estatísticas com software apropriado a dados reais como instrumento de resolução de problemas, que permitam o domínio das competências acima assinaladas.
Observações
Bibliografia básica Hair, J., et al (2006), Multivariate Data Analysis, 6th edition, Pearson, Prentice-Hall.
Maroco, J. (2006, 2ª ed.), Análise Estatística com utilização do SPSS, Edições Sílabo.
Reis, E. (2001, 2ª ed.) Estatística Multivariada Aplicada, Edições Silabo,
Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (1997, 2ª ed.) Estatística Aplicada, vol. 2, Edições Silabo.
Sharma, S. (1996) Applied Multivariate Techniques, John Wiley & Sons.
Reis, Elizabeth (2010) Métodos Quantitativos para Marketing, Folhas de apoio às aulas de SPSS.
Vicente, P.; Reis, E. & Ferrão, F. (2001, 2ª ed.) Sondagens. Edições Sílabo.
Bibliografia complementar Bryman, A. & D. Cramer (1992) Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às Técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora.
Chatfield, C. & A.J. Collins (1980) Introduction to Multivariate Analysis, Chapman & Hall.
Manly, B. F.J. (1986) Multivariate Statistical Methods, Chapman & Hall.
Malhotra, N.K. & D.F. Birks (2003) Marketing Research ? An applied Approach. Prentice Hall.
Rencher, A.C. (1995) Methods of Multivariate Analysis, John Wiley & Sons..
Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (1997, 2ª ed.) Estatística Aplicada, vol. 1, Edições Silabo.
Reis, E.; Moreira, R. (1993) Pesquisa de Mercados, Edições Sílabo.
Tabachnick, B. & L.S. Fidell (1989, 2nd ed.) Using Multivariate Statistics, Harper & Row.