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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MMF

Risco de Crédito (2 º Sem 2019/2020)

Código: M8647
Acrónimo: M8647
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 16.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 16.0 h/sem 68.0 h/sem 0.0 h/sem 84.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos Nenhuns
Objectivos Esta unidade curricular dedica-se à modelização do risco de crédito e à avaliação de derivados de crédito.
Programa 1. Fundamentos do risco de crédito
2. Estimação da probabilidade de default
2.1. Ratings das agências de crédito
2.2. Credit scoring e modelos internos de rating  
3. Modelos estruturais de risco de crédito
3.1. O modelo de Merton
3.2. Extensões ao modelo de Merton
3.3. O modelo Moody`s KMV
3.4. O modelo CreditGrades
4. Reduced form models
5. Risco de crédito de portfolios
6. Derivados de crédito
7. Unified credit-equity models
Processo de avaliação Avaliação periódica:
a) Um trabalho de grupo (máximo de 3 elementos) com peso de 30%;
b) Um exame final (de Época Normal) com peso de 70% na nota final e cuja nota mínima terá de ser igual ou superior a 7.5 valores.
Obterão aprovação, os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores.
Avaliação por exame: Os alunos podem realizar o exame de EN que terá um peso de 100%. Se reprovarem na avaliação periódica ou na EN podem aceder ao exame de recurso que terá um peso de 100%.
Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos
3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas
Observações
Bibliografia básica - Textos de apoio teórico/práticos a facultar pela equipa docente durante o trimestre;
- Artigos científicos a facultar pela equipa docente durante o trimestre.
Bibliografia complementar - Hull, J. C. (2008), Options, Futures and Other Derivatives, 7th edition, Prentice Hall (Chapters 22 and 23).
- Lando, D. (2004). Credit Risk Modeling: Theory and Applications, Princeton University Press.
- Löffler, G. and Posch, P. N. (2011). Credit Risk Modeling Using Excel and VBA, 2nd edition, Wiley.
- Saunders, A. and Allen L. (2010). Credit Risk Measurement In and Out of the Financial Crises: New Appraches to Value at Risk and Other Paradigms, 3rd edition, Wiley.
- Saunders, A. and Cornett, M. M. (2008). Financial Institutions Management: A Risk Management Approach, 6th edition, McGraw-Hill (Chapters 7, 11, and 12).
- Schönbucher, P. J. (2003). Credit Derivatives Pricing Models: Models, Pricing and Implementation, Wiley.

- Useful websites:
? http://www.defaultrisk.com/ - for research papers.
? http://www.moodyskmv.com/ - for KMV documents.
? http://www.riskmetrics.com/techdoc.html  - for CreditMetrics documents.
? http://www.bis.org/ - for Basel documents.