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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  ME

Crescimento Económico (2º Ciclo) (1 º Sem 2019/2020)

Código: M8650
Acrónimo: M8650
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos Macroeconomia de nível intermédio; cálculo diferencial e integral
Objectivos Esta é uma disciplina de mestrado que visa familiarizar os alunos com as questões centrais da teoria do crescimento económico, e sua aplicação à análise das causas do crescimento e das desigualdades de rendimento existentes entre países.
Programa 1. Introdução ao crescimento económico
2. O modelo de Solow
3. Implicações empíricas do modelo de Solow
4. O modelo neoclássico de crescimento
5. O modelo com gerações sobrepostas
6. Modelos endógenos com um sector
Processo de avaliação A avaliação decorre ao longo do semestre de trabalho e compõe-se pelos seguintes elementos:
- Um trabalho de grupo, com uma ponderação de 30%
- Um teste final com a ponderação de 70%
- A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 9,5 valores desde que a classificação no teste final seja, no mínimo, de 8 valores.
Processo de ensino-aprendizagem São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):

1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos em grupo
3. Activas, com realização de testes individuais
4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações Espera-se que os estudantes participem activamente durante o semestre. Isto requer estudar previamente as aulas, resolver os exercícios propostos e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.

Utilização da página de e-learning como repositório de todo o material referente à UC.
Bibliografia básica - Acemoglu, D. (2009), Introduction to Modern Economic Growth, Princeton University Press
- Romer, D. (2012), Macroeconomics, 4th Edition, McGraw-Hill.
Bibliografia complementar - Barro, R. and Sala-i-Martin, X. (2004), Economic Growth, 2nd Edition, The MIT Press
- Heijdra, B. J. (2009), Foundations of Modern Macroeconomics, Oxford University Press