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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  ME

História do Pensamento Económico (2 º Sem 2019/2020)

Código: M8656
Acrónimo: M8656
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Conhecimentos básicos de teoria económica.

Conhecimentos básicos de história económica.
Objectivos Conhecimento e compreensão dos aspectos essenciais dos debates de ideias que integram o património da ciência económica num registo diacrónico e temático.

Percepção da importância dos contributos dos economistas do passado para a reflexão em torno de alguns problemas centrais das sociedades contemporâneas e dos desafios que colocam à própria Economia.
Programa As Origens
Estado, poder e riqueza: mercantilismo
Iluminismo e ordem natura: Fisiocracia
Economia Política Clássica (Adam Smith, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus, David Ricardo, John Stuart Mill)
Perspectivas críticas da Economia Política Clássica e do capitalismo industrial
Socialismos: socialismo utópico e Marx
Marginalismo e Economia Neoclássica
A revolução marginalista
Institutionalismo
Keynes e keynesianismo
Neoliberalismo
Tendências actuais no pensamento económico
Processo de avaliação A avaliação contínua tem uma componente de grupo e uma componente individual.
Componente de grupo:
-  apresentação oral e relatório de um tópico do programa (35%)
- apreciação crítica da apresentação de um outro grupo (15%)
Componente individual:
-  teste no final do semestre (50%).
A avaliação final consiste em exame (1ª e 2ª época) (100%).
Processo de ensino-aprendizagem As aulas são teóricas e práticas.
Observações
Bibliografia básica Backhouse, Roger E. (2002). The Penguin History of Economics. London: Penguin Books.
Beaud, Michel e Giles Dostaler (1995). Economic Thouoght since Keynes. London and New York: Routledge.
Milonakis, Dimitris and Ben Fine (2009). From Political Economy to Economics: method, the social and the historical in the evolution of economic theory. London: Routledge.
Pressman, Steven (2006). Fifty Major Economics. London: Routledge.
Roncaglia, Alessandro (2005). The Wealth of Ideas: A History of Economic Thought. Cambridge: Cambridge University Press.
Samuels, Warren J., Jeff E. Biddle e John B. Davis (ed.) (2003). A companion to the history of economic thought. London: Blackwell.
Sandmo, Agnar (2011). Economics Evolving: a history of economic thought. Princeton and Oxford, Princeton University Press.
Bibliografia complementar Focused bibliography covering all the syllabus' topics consiting of primary and secondary sources.