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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  ME

Macroeconomia (2º Ciclo) (1 º Sem 2019/2020)

Código: M8674
Acrónimo: M8674
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos Recomendamos a existência de conhecimentos prévios (e elementares) em: macroeconomia, microeconomia e cálculo.

No entanto, a não existência de conhecimentos mínimos em micro e macro não será totalmente impeditivo da aprendizagem e desenvolvimento de competências nesta unidade curricular (dentro do possível ela pretende ser "self-contained")
Objectivos Esta disciplina representa o primeiro contacto dos estudantes, após terem terminado uma licenciatura, com macroeconomia a um nível de ensino pós-graduado. Em termos gerais, é esperado que os estudantes aprendam pela primeira vez as técnicas fundamentais (matemáticas e computacionais), a linguagem, bem como os principais modelos que lhes permitam depois serem capazes de discutir problemas correntes de macroeconomia a níveis mais avançados, e.g., quer em outras disciplinas de mestrado, quer em disciplinas de doutoramento.
Programa 1.O actual estado da macroeconomia: breve caracterização
2.Factos estilizados dos ciclos económicos de curto prazo: principais factos e técnicas
3.Solução de modelos com expectativas racionais
4.O modelo dos "Ciclos Económicos Reais"
5.Credibilidade e consistência temporal da política económica
6.A escolha óptima dos instrumentos de política (o Modelo de Poole)
7.O Novo Modelo Keynesiano: principais equações
8.O Novo Modelo Keynesiano: política monetária óptima
9.Bancos centrais, credibilidade e a actual crise financeira
Processo de avaliação O aluno pode optar por uma das seguintes formas:A ou B.
   Opção A:
   Inclui dois momentos:
   1. Teste final: 60% da nota final, em que 30% do teste final incidirá sobre computação.
   2. Trabalho de grupo: 40% da nota final.
   Nota Final = [0 , 20], sendo a aprovação obtida com nota final mínima de 10 valores.
   Opção B:
   Inclui apenas um momento de avaliação: Exame de 1.ª Época
   Nota Final = [0 , 20], sendo a aprovação obtida com nota final mínima de 10 valores.
Processo de ensino-aprendizagem Para a aquisição das competências associadas a esta disciplina, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):

1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos  
3. Activas, com realização de testes individuais
4. Auto-estudo, trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas.
Observações
Bibliografia básica Given that this course represents the first students' contact with macroeconomics at a more advanced level, some care should be taken when choosing and providing bibliographic information to students. No textbook is explicitly adopted here. Instead we will make use of publicly available lecture notes, which will be provided topic by topic. The main reasons for this choice are: students save time; lecture notes are better "tailored" to each topic than just following a textbook; major available textbooks require a much lengthier course (not just a 30 hours course) to cover the topics discussed in this course.

The detailed information about the readings for each topic of the syllabus above can be obtained in the course's web site at: www.cm.de.iscte.pt. Here you can find not only the required reading list, but also slides, problem sets, solutions and many routines for Matlab (m-files).
Bibliografia complementar For those students who want to take a higher step on the issues discussed in this course, the following textbooks are recommended:
   
1.David Romer (2012). Advanced Macroeconomics, 4th edition, McGraw-Hill, New York
2.Michael Wickens (2012). Macroeconomic Theory:A Dynamic General Equilibrium Approach, 2nd edition, Princeton University Press
3.Jean-Pascal Bénassy (2011). Macroeconomic Theory, Oxford University Press, Oxford.
4.Lars Ljungqvist and Tom Sargent (2012). Recursive Macroeconomic Theory, 3rd edition, MIT Press
 
For those that do not have a sound background in macroeconomics, the following textbooks may be of significant help:

1.Stephen Williamson (2011), Macroeconomics, 4th edition, Pearson Addison-Wesley, Boston
2.Charles I. Jones (2011). Macroeconomics, 2nd edition, W.W. Norton, New York.