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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPDRH

Dissertação em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (2 º Sem 2019/2020)

Código: M9082
Acrónimo: M9082
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 24.0 h/sem 726.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
1 24.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 3.0 h/sem 597.0 h/sem 0.0 h/sem 600.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Não tem.
Objectivos Esta UC tem por objectivo orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento da dissertação de mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Neste âmbito, procura essencialmente consolidar conhecimentos e competências que visam o desenvolvimento de investigação científica.
Programa A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. No essencial, procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objectivo final de conclusão da dissertação de mestrado. Deste modo, a UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de supervisão. Todavia, a UC incide sobre algumas das matérias relevantes para o desenvolvimento da dissertação:
1.Estrutura da dissertação e composição de cada parte;
2.Enquadramento teórico e problemática
3.Articulação entre a componente teórica e empírica;
4.Articulação entre hipóteses de pesquisa, sua operacionalização e análise empírica
5.Apresentação dos dados e resultados
6.Discussão e conclusões
7.Preparação para a defesa
Processo de avaliação A dissertação de mestrado deverá ser defendida em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública.
Processo de ensino-aprendizagem O processo de ensino-aprendizagem assenta num processo iterativo. A UC implica um trabalho de acompanhamento e de sucessivo questionamento do trabalho desenvolvido, a realizar em sessões coletivas de trabalho. Os alunos deverão, em cada sessão, apresentar sumariamente uma parte específica do seu trabalho e responder a questões e dúvidas que lhes forem colocadas. Os docentes deverão dar o feedback e acompanhar o trabalho. Assim, esta UC assenta fortemente no auto-estudo.
Observações
Bibliografia básica Day, R.A. and Gastel, B. (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition.

Punch, K. F. (2009) Developing Effective Research Proposals, SAGE Publications.

Quivy, Raymond, e Campenhoudt, L.V. (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
Bibliografia complementar Revistas especializadas em Economia dos Recursos Humanos.