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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPDRH

Seminário de Investigação em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (1 º Sem 2019/2020)

Código: M9084
Acrónimo: M9084
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não há
Objectivos O objectivo desta unidade curricular é preparar os estudantes para a elaboração da Dissertação de Mestrado.
Pretende-se que o estudante escolha um tema para investigar, formule uma ou mais "Perguntas de Investigação" e, de seguida, procure encontrar respostas para essas perguntas apoiando-se em dados empíricos e utilizando métodos científicos.
Programa 1. Metodologia e procedimentos da investigação científica Apresentação das principais etapas da pesquisa científica, das várias estratégias de investigação e dos seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos
2. Metodologia e procedimentos da investigação científica. Exemplos
3. Requisitos da escrita académica e da redacção da dissertação
Indicações relativas à escrita académica e à redacção de artigos ou outros trabalhos académicos
4. Seminários de apresentação e discussão nas aulas dos projectos de dissertação
Processo de avaliação Elaboração de um projecto de dissertação (aproximadamente 3000 palavras) a entregar até 18 de Dezembro. A última versão do projecto tem de ter uma nota mínima de 10 para que o estudante possa prosseguir para a dissertação.

Nota Final = (Nota atribuída ao projecto pelo coordenador do seminário depois de consultado o orientador da dissertação) *80% + (Nota da apresentação oral na aula do projecto de dissertação)*20%
Processo de ensino-aprendizagem Aulas expositivas; Identificação e análise de problemas de investigação; procura de dados em bases estatísticas e na internet; apresentação e discussão nas aulas, pelos estudantes, dos seus projectos de dissertação de mestrado.
Esta diversidade de processos permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante.
Observações Nenhuma
Bibliografia básica - Gomes, J. e F. Cesário (2014): Investigação em gestão de recursos humanos - Um guia de boas práticas, Lisboa: Escolar Editora.
- Gauthier, Benoit (2003), Investigação social - da problemática à análise de dados, Loures: Lusociência.
- Punch, F. Keith. (2008). Developing effective research proposals, Sage Publications.
- Quivy, R. e Van Campenhoudt, L. (2008), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa: Gradiva (2ª edição original: 1995).

Bibliografia complementar -