Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGE

Gestão Global (1 º Sem 2019/2020)

Código: M9122
Acrónimo: M9122
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2011/2012
Pré-requisitos n.a.
Objectivos No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de discutir cabalmente problemas económicos de relevância consensual para a gestão de empresas.
Programa 1. Ciclos económicos
2. Inflação
3. Deficits orçamentais
4. Desemprego
5. Flutuação cambial
Processo de avaliação O sistema de avaliação é composto por Caso Prático (1/3) e Exame Final ( 2/3). Deve ser assegurada uma assiduidade igual ou superior a 80%, sob pena de reprovação automatica, podendo ser obtida aprovação na unidade curricular no exame de 2ª época. Nenhum dos instrumentos de avaliação anteriores possui nota mínima.
Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos.Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise de casos reais
3. Activas, com realização de trabalhos de grupo
4. Auto-estudo, trabalho autónomo do aluno, conforme Planeamento das Aulas.
Observações Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente ou o coordenador da UC na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica Ronald L. Moomaw, Kent W. Olson, Michael Applegate and Bill McLean, ?Economics & Contemporary Issues?, 8h edition, South-Western
Bibliografia complementar n.a