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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGE

Estratégia, Planeamento e Controlo (2 º Sem 2018/2019)

Código: M9125
Acrónimo: M9125
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2011/2012
Pré-requisitos Não há
Objectivos O objectivo da disciplina de Planeamento e Gestão Estratégica é introduzir os principais conceitos e ferramentas teóricas de
aplicação na gestão estratégica das organizações.
Este objectivo desdobra-se nos seguintes objectivos intermédios:
· Desenvolver os conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica, em especial numa óptica de aplicação concreta às empresas na sua interacção com o meio envolvente;
· Garantir o domínio das técnicas de preparação de um processo de
gestão estratégica;
· Assegurar a capacidade de adopção duma aproximação sistémica em
modelos de decisão estratégica, nomeadamente no estabelecimento
da Visão, Missão e Objectivos Estratégicos;
· Utilizar adequadamente as ferramentas de definição das
Estratégias Globais competitivas e direccionais;
· Aperceber-se da importância do controlo e feedback no planeamento
e gestão estratégicos.
Programa - Introdução a Estratégia
- A Natureza da Gestão Estratégica
- Análise Externa
- Análise Interna
- Estratégia do negócio
- Estratégia do grupo empresarial
- Questões de Implementação de Estratégias,
- Revisão, Avaliação e Controlo da Estratégia
- Estratégia internacional, análise de mercados, estratégias de entrada, elementos controláveis e não controláveis
- Ética, crise e implementação da estratégia,
- Cultura organizacional e mudança
Processo de avaliação O sistema de avaliação é composto por:
· Trabalho de Grupo (a meio da cadeira) ? 25%
· Preparação e Discussão de Casos Práticos ? 25%
· Exame Final - 40%
· Participação na aula - 10%
O aluno deve assegurar uma assiduidade
igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente reprovado, podendo obter aprovação na unidade curricular no exame de 2ª época.

Para ser considerado aprovado o aluno tem que obter pelo menos 8 (oito) valores no exame.
Processo de ensino-aprendizagem Para a aquisição das competências desta disciplina serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino, como:
1) exposições teóricas; para apresentação dos quadros teóricos de referência;
2)análise e discussão de casos e a reflexão e discussão sobre aplicações práticas das ferramentas teóricas ensinadas em sala de aula, que permitam o domínio das competências acima assinaladas.
Observações Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica - Class notes;
JOHNSON, G., SCHOLES, K. and WHITTINGTON. R. (2011). Exploring Corporate Strategy: Text and cases. Prentice Hall. 7thEd.
Bibliografia complementar 1. GAMBLE, J.E.; STRICKLAND, A.J.; THOMPSON, Arthur A. (2004). Crafting and Executing Strategy: The Quest for Competitive advantage - Concepts and Cases, McGraw-Hill. pp 18-47.
2. GRANT, R. M. (2008). Contemporary Strategy Analysis, Blackwell Publishing, 6thEd.
3. HENRY, A. E. (2011). Understanding Strategic Management. London: Oxford.
4. HOFSTEDE, G. (2003). Cultures and organizations : software of the mind : intercultural cooperation and its importance for survival. London: Profile.  
6. LASSERRE, P. (2007). Global Strategic Management. Palgrave Macmillan.
7. WHEELEN, Thomas; HUNGER, J. David. (2006). Strategic Management and Business Policy. 10thed. Upper Saddle River, Pearson.