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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  PGM

Marketing Desportivo (1 º Sem 2016/2017)

Código: M9290
Acrónimo: M9290
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 10.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 15.0 h/sem 60.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Não
Objectivos Preparar os alunos para elaborarem um plano de Marketing Desportivo.

Programa 1. Quadro Conceptual do Marketing Desportivo
2. Comportamento do consumidor:
a) Participantes como consumidores;
b) Espectadores como consumidores
3. Marca, missão e valores
4. Segmentação e posicionamento
5. Marketing Mix
6. Caso Real Madrid
7. As decisões de patrocínios
8. Caso "Turquel"
9. Implementação e controle do plano de marketing
Processo de avaliação Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Processo de ensino-aprendizagem Aos alunos é pedida a sua participação na:
1. Realização de casos práticos;
2. Elaboração de trabalhos teórico/práticos;
3. Discussão nas aulas.

Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente.

Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos alunos.

Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Observações
Bibliografia básica Dionísio Pedro (coord.) Casos de Sucesso em Marketing Desportivo, Livros d'Hoje, Lisboa,

Bibliografia complementar Casos e artigos entregues aos alunos.

SHANK, Matthew, Sports Marketing, Pearson, Prentice Hall, Nova Jersey, 2005