Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM

Métodos de Investigação Qualitativa em Psicologia (2 º Sem 2019/2020)

Código: 03411
Acrónimo: MIQPsic
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 12.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 36.0 h/sem 114.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa CP1. Limitações dos métodos quantitativos no contexto de diferentes ontologias e epistemologias
CP2. Métodos qualitativos como uma visão realista do mundo
CP3. Métodos construtivistas sociais
CP4. Princípios de qualidade e utilidade da investigação qualitativa
Processo de avaliação Modalidades de avaliação:

Avaliação Contínua*:
1) Tarefa 1 (30% da nota): Tarefa individual
2) Tarefa 2 (45% da nota): Projeto de grupo
3) Tarefa 3 (20% da nota): Tarefa individual
4) Participação no Sulis (5% da nota):

Avaliação Final:
Exame escrito (100%).
Processo de ensino-aprendizagem Apresentações orais bem como projeto de investigação sob a forma de tarefas estruturadas.
Observações *Avaliação Contínua:
1) Tarefa 1 (30% da nota): Tarefa individual: transcrição de dados e discussão reflexiva sobre a relação entre os dados qualitativos transcritos e os eventos reais que codificam.

2) Tarefa 2 (45% da nota): Projeto de grupo: análise qualitativa de dados com recurso a um método qualitativo apropriado e apresentação dos resultados num relatório.

3) Tarefa 3 (20% da nota): Tarefa individual: reflexão crítica acerca dos benefícios da análise qualitativa e as respetivas aplicações

4) Participação no Sulis (5% da nota): como se trata de uma UC do avesso, a experiência de aprendizagem depende do facto dos alunos manterem as leituras e atividades online atualizadas. De modo a incentivar tal prática, 5% da nota da UC será alocada por acederem aos materiais da UC publicados no Sulis (conforme o registo do Sulis).
Bibliografia básica Willig, C. (2008). Introducing Qualitative Research in Psychology. Maidenhead: OUP.
Rapley, T. (2011). Some Pragmatics of Data Analysis. In D. Silverman (ed.), Qualitative Research (pp. 273-290). London: Sage.
Drew, P. (2005). Conversation Analysis. In K. L. Fitch & R. E. Sanders (ed.), Handbook of Language and Social Interaction. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.
Bibliografia complementar