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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LG

Marketing Operacional (2 º Sem 2017/2018)

Código: L5024
Acrónimo: L5024
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 54.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2012/2013
Pré-requisitos Não tem
Objectivos No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de:
1. Decidir sobre acções de marketing mix coerentes com uma estratégia pré-definida;  
2. Compreender o papel dos diferentes elementos do marketing mix para o alcance de objectivos de marketing;
3. Diagnosticar e desenvolver soluções para problemas de marketing ao nível das variáveis produto, preço, distribuição e comunicação;
4. Usar a criatividade, como complemento dos domínios conceptual e operacional, para construir vantagem competitiva.

Programa 0. A articulação entre o planeamento estratégico e o planeamento operacional.
1.Política de Produto (bem,serviço ou ideia)
- Brand equity.
- O produto-mix de bens Vs serviços.
- Desenvolvimento de novos produtos.
- Gestão de gama e linhas de produto.
2. Política de Distribuição
- Relações e tipos de intermediários.
- Funções de distribuição: Bens Vs Serviços.
- Canais de distribuição: importância, composição e características.
- Distribuição do Produtor e do Retalhista.
- Merchandising.
3. Política de Preço
- Factores determinantes: internos e externos.
- Estratégias de preço.
- Critérios de fixação.
- Reacção do mercado-alvo à variação do preço.
4. Política de Comunicação
- Influência do processo de decisão de compra do consumidor na comunicação de marketing.
- O mix da comunicação:
Publicidade
Promoção de Vendas
Relações Públicas
Força de Vendas
Marketing Directo
Influência do marketing relacional no mix comunicacional
Planos de promoção e de publicidade
Processo de avaliação O sistema de avaliação é composto por:
Teste escrito - 50% (nota mínima 8)
Trabalhos de Grupo - 40% (nota mínima 10)
Avaliação individual - 10% (nota mínima 10)

O aluno deve ter uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente reprovado, podendo obter aprovação no exame de 2ª época.

Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota. A nota de 16 será dada a não comparências ou más prestações.
Processo de ensino-aprendizagem Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, de acordo com os objectivos definidos para esta UC.

Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem :
1.Expositivas
2.Participativas
3.Activas
4.Auto-estudo
Observações Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica - Kotler, P. & Keller, K. L. (2009), Marketing Management (13th Edition) Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
- Lindon, D; Lendrevie, J; Rodrigues, J & Dionísio, P. (2004). Mercator - Teoria e Prática do Marketing (9a Edição). Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Bibliografia complementar Textos de apoio definidos pelos docentes e distribuídos ao longo do semestre.
Support texts defined by the professors and made available along the semester.