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Organizações Internacionais (2 º Sem 2018/2019)

Código: 03310
Acrónimo: OrgInt
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 16.0 h/sem 59.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Não aplicável.
Objectivos Após uma breve introdução ao desenvolvimento histórico das Organizações Internacionais, o curso foca-se e examina as diferentes estruturas jurídicas, os membros e a sua participação e representação dentro das organizações internacionais, as competências e privilégios, os processos de tomada de decisão, as funções, as forças políticas internacionais e nacionais que afetam as suas operações, a eficácia e as diferentes formas de mecanismos de resolução de conflitos. Explora ainda brevemente as perspectivas teóricas sobre o papel das instituições internacionais e, em seguida, fornece uma visão geral do sistema das Nações Unidas, da União Européia e de várias organizações regionais.
Programa I. Introdução: definições e tipos de Organizações Internacionais (IOs)
II. Desenvolvimento evolutivo das OIs: criação de IOs e tendências históricas, Organizações Internacionais Não-Governamentais (ONGs) e Empresas Multinacionais (MNCs)
III. Abordagens analíticas: visão geral do campo e suas abordagens para IOs, neo-institucionalismo e regimes internacionais
IV. Instituições e Processos: estrutura típica; papel (s) de IOs; tomada de decisão em IOs
V. Áreas funcionais e desempenho das OIs: casos da ONU e da UE
VI. Reformas das Organizações Globais de Governanção: os casos da ONU e da UE.
Processo de avaliação Grupos de Trabalho de no máximo 6 alunos (mínimo 2) devem ser formados para a realização dos trabalhos. Os grupos devem ser mantidos durante toda a duração do curso.
A nota final do curso é calculada de acordo com a seguinte fórmula:
-Apresentação em aula de um ?paper?: 40%
-Projeto final desenvolvido em grupo em aula: 60%
-Participação na aula: 10%.
A pontuação final é calculada com base numa escala de valores de 0 valores a 20 valores.
Processo de ensino-aprendizagem 1. Palestra formal.
2. Palestra interativa com pausas ativas dos alunos.
3. Leituras e estudos de casos.
4. Pesquisa individual e trabalho de campo
5. Exposição a diferentes pontos de vista e valores e discussão em grupo, pensamento crítico.
6. Promoção de atitudes como "abertura" e introspecção "
7. Diretrizes para boas práticas.
Observações Estudantes sob o "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" devem contatar o professor ou coordenador da Unidade Curricular durante a primeira semana de aulas de cada semestre para permitir o enquadramento de processos de aprendizagem e avaliação do curso.
Obter aprovação no curso: para obter aprovação no curso durante a temporada regular, os alunos devem obter uma pontuação final igual ou superior a 10 pontos.
Os alunos podem participar do exame final da segunda temporada (o acesso aos materiais de estudo do curso durante o exame é permitido), que se aplica aos seguintes casos:
1) Em caso de reprovação no período regular;
2) Estudantes que participaram e obtiveram aprovação no curso durante a temporada regular e desejam melhorar sua pontuação final.
Nota: para ter sucesso neste exame final da segunda temporada, os alunos devem obter uma nota igual ou superior a 10 pontos.
Bibliografia básica -- Margaret P. Karns and Karen A. Mingst, Inernational Organizations: The Politics and Processes of GlobalGovernance, Lynne Reiner Publishers, 3rd edition (2015);
--Weiss, T. G., & Wilkinson, R. (2014). Rethinking global governance? Complexity, authority, power, change. International Studies Quarterly, 58(1), 207-215.
-- Mazower, M. (2009). No enchanted palace: the end of empire and the ideological origins of the United Nations. Princeton University Press.
-- Weiss, Thomas G., and Rorden Wilkinson, eds. (2014) International Organizations and Global Governance. New York: Routledge.
-- Barnett, M., & Finnemore, M. (2004). Rules for the world: International organizations in global politics. Cornell University Press.
--Wilkinson, R. (Ed.). (2005). The global governance reader. Psychology Press.
---United Nations´ Charter
-- European Union treaties
--Several hand outs and readings
Bibliografia complementar To be indicated during class in accordance with the specific issues at hand.