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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM

Perspetivas Avançadas na Investigação da Identidade Social (2 º Sem 2019/2020)

Código: 03412
Acrónimo: PAIISoc
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 36.0 h/sem 114.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa A UC envolverá a análise e avaliação de diferentes perspetivas teóricas, num nível avançado, e apresentará propostas de aplicação desses conhecimentos a questões sociais contemporâneas. Será dada especial ênfase aos avanços teóricos das últimas duas décadas, enfatizando a aplicação da abordagem da identidade social a várias questões sociais. Serão anlisadas aplicações nas áreas da motivação e do compromisso, poder, vigilância, ação afirmativa, stress e burnout, lesões cerebrais, paz e conflito, trauma e TSPT, moralidade, e desenvolvimento da identidade em crianças. A ênfase geral na discussão deste tópicos recairá sobre a aplicação prática da teoria, e no modo como a vida em grupo nos afeta enquanto indivíduos.
CP1. Perspetivas teóricas sobre a teoria da identidade social
CP2. Desenvolvimentos posteriores da teoria da identidade social
CP3. Identidade social e relações intergrupais
Cp4. Aplicação da abordagem da identidade social a questões sociais contemporâneas
Processo de avaliação Modalidades de avaliação:

Avaliação Contínua:
Ensaio (100% da nota): baseado em tópicos abordados nas apresentações orais; evidência de reflexão crítica na aplicação de teorias e métodos psicológicos, e da abordagem da identidade social em particular, será valorizada.

Avaliação Final
Exame escrito (100%).
Processo de ensino-aprendizagem Apresentações orais: serão apresentados aos alunos os antecedentes da abordagem da identidade social, e uma visão geral de formas de aplicação de teorias psicológicas.

Leituras e discussões em grupo: será apresentada aos alunos uma questão-exemplo e, com base nas leituras e nas apresentações orais, ser-lhes-á requerido que desenvolvam uma resposta-exemplo. Nas discussões em grupo, os alunos abordarão a questão com referência a artigos-chave que devem ter lido de antemão.
Observações Cada semana, é requerido a cada aluno que leia um artigo.
Bibliografia básica Haslam, S.A. (2004). Psychology in organisations: the social identity approach. London, UK: Sage Publications.
Jetten, J., Haslam, C., & Haslam, S. A. (2012). The Social Cure: Identity, Health and Well-Being. Hove: Psychology Press.
Bibliografia complementar