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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM

Psicologia da Aculturação e das Migrações Económicas (1 º Sem 2019/2020)

Código: 03415
Acrónimo: PAMEc
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 45.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 45.0 h/sem 105.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa Num mundo em constante mudança, os/as psicólogos/as culturais enfrentam um importante desafio na compreensão e diagnóstico das questões psicológicas relacionadas com a aculturação. O objetivo desta unidade curricular é que os/as alunos/as adquiram uma compreensão e interpretação sistemáticas da aculturação numa perspetiva psicológica cultural. Serão discutidos em profundidade os aspetos da identidade cultural, história da migração, diferenças interculturais assim como os fatores culturais relacionados com o funcionamento psicossocial e o processo de avaliação cultural.

CP1. Migração global e aculturação
CP2. Choque cultural e estratégias de coping
CP3. Aculturação a longo prazo e o desenvolvimento de identidade bi-/multiculturais
CP4. Avaliação de estratégias de aculturação
CP5. Avaliação da adaptação psicocultural através de entrevistas qualitativas
Processo de avaliação Avaliação Contínua:
1) Teste convencional para a avaliação do conhecimento com maior relevância (50%)
2) Trabalho de grupo: criação de questões que avaliem as orientações de aculturação e adaptação psicológica em entrevistas semiestruturadas (25%)
3) Trabalho individual: conduzir uma entrevista com um/a aluno/a internacional e que se encontre a viver numa cultura estrangeira, e redação de um relatório de investigação que sintetize esses resultados (25%)

Avaliação Final:
Exame escrito (100%).
Processo de ensino-aprendizagem Esta unidade curricular encontra-se organizada em aulas teórico-práticas, usando diferentes metodologias de ensino: palestras, exercícios práticos e discussões de grupo nas aulas. Os exercícios práticos incluem pessoas convidadas que se encontram em fase de adaptação a uma cultura de acolhimento. Os/as alunos/as vão treinar as suas competências de entrevista, colocando questões sobre esse mesmo processo de adaptação.
Observações
Bibliografia básica Boski, P. (2013). A Psychology of Economic Migration. Journal of Cross-Cultural Psychology, 44(7) 1067?1093. [DOI: 10.1177/0022022112471895
Berry, J.W. (2006). The Cambridge handbook of acculturation psychology. Cambridge University Press.
Bibliografia complementar