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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM

Psicologia Comunitária (Mgm) (2 º Sem 2019/2020)

Código: 03414
Acrónimo: PCom
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 126.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa Os psicólogos comunitários analisam as relações entre as condições do ambiente e a saúde e o bem-estar dos membros da comunidade. O objetivo é otimizar o bem-estar com intervenções inovadoras, desenhadas em colaboração com os membros da comunidade.Os/as investigadores/as procuram entender de que forma a comunidade causa impacto no bem-estar individual e coletivo; projetando, implementando e avaliando programas que facilitem a competência e o empoderamento psicológico, de forma a prevenir a problemas, promovendo a igualdade e justiça social através de mudanças sociais.
CP1:Psicologia Comunitária: Definição, História, e valores Fundamentais
CP2:Objetivos da Psicologia Comunitária
CP3:Compreensão dos indivíduos dentro dos ambientes
CP4:Sentido comunitário
CP5:Diversidade
CP6:Stress e Enfrentamento
CP7:Cidadania Participativa e Empoderamento
CP8:Mudança Social e Comunitária
CP9:Prevenção e Promoção
CP10:Implementação de programas de intervenção
CP11:Avaliação e desenvolvimento de programas
Processo de avaliação Modalidades de avaliação:

Avaliação Contínua:
Trabalho 1: Atividade do blog (10% da nota)
Trabalho 2: Apresentação das equipas de avaliação (25% da nota)
Trabalho 3: Proposta de intervenção (65% da nota)

Avaliação Final
1) Exame escrito (100%).

Os/as alunos/as vão trabalhar juntos/as no sentido de identificar e definir uma questão ou um problema social, e planear uma ação de prevenção ou intervenção do problema de forma a promover bem-estar.
Processo de ensino-aprendizagem Os estudantes em colaboração uns com os outros vão trabalhar em equipas de avaliação, realizando trabalho de campo para avaliar a ecologia do problema e as necessidades da comunidade. Cada aluno/a manterá um blog de atividades onde sejam registadas as suas contribuições pessoais no projeto de grupo. As equipas de avaliação vão preparar e realizar apresentações de grupo sobre os seus projetos. Os/as alunos/as individuais vão preparar propostas de intervenção e apresentá-las no final do semestre.
Observações
Bibliografia básica Kloos, B., Hill, J., Thomas, E., Wandersman, A., Elias, M. & Dalton, J.H. (2011). Community Psychology: Linking individuals and communities (3rd Ed). United Kingdom: Wadsworth Cengage Learning.
Kloos, B., Hill, J., & Thomas, E. (2012) Community Psychology: Linking Individuals and Communities. Wadsworth CENGAGE Learning.
Bibliografia complementar