Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM

Psicologia Política Avançada (2 º Sem 2019/2020)

Código: 03417
Acrónimo: PPAv
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 24.0 h/sem 126.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa A Psicologia Política é uma área interdisciplinar da Psicologia, que combina perspetivas políticas, sociológicas e psicológicas de forma a compreender os sistemas políticos, a vida política e o envolvimento das pessoas nas suas comunidades e na sociedade em geral. Este módulo permite aos/às alunos/as estudar a literatura de forma crítica abrangendo os seguintes tópicos:

CP1. Análise dos comportamentos e ações políticas
CP2. O papel dos contextos sociais e políticos
CP3. Identidades sociais e politizadas
CP4. Modelos de medida e de análise do efeito de identificação com os grupos nos comportamentos e diferenciação intergrupal, ação coletiva, e ideologias da diversidade
CP5. Modelos de intervenção e redução de conflito
Processo de avaliação Avaliação Contínua
1)Relatório de investigação sobre a construção da identidade nacional, onde os estudantes têm que demonstrar a compreensão dos principais princípios teóricos da identidade nacional, práticas e políticas nacionalistas (75%)
2)Trabalho de grupo: Planificação e apresentação de uma campanha política orientada por um projeto europeu sobre Comunicação para a Integração, e o projeto Cidades Interculturais coordenado pela ONG lDoras Luimni (25%)

Avaliação Final
1)Exame escrito (100%)
Processo de ensino-aprendizagem As palestras e leituras promovem uma perspetiva sobre o estado-de-arte e uma visão geral sobre as aplicações com sucesso da Psicologia teórica. A unidade curricular está planificada de forma a permitir uma aprendizagem ativa e a aplicação das ideias teóricas nas questões sociais e políticas do dia-a-dia.
Observações
Bibliografia básica Jost, T. and Sidanius, J. (eds). (2003). Political Psychology: Key Readings, London: Psychology Press
Huddy, L., Sears, D.O., & Jervis, J.(2013). The Oxford Handbook of Political Psychology. Oxford: Oxford University Press.
Tileaga, C. (2013). Political Psychology: Critical Perspectives. Cambridge University Press.
Bibliografia complementar