Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  ME

Seminário de Investigação em Economia II (2.º Ciclo) (2 º Sem 2019/2020)

Código: 03424
Acrónimo: 03424
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 15.0 h/sem 135.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos Seminário de Investigação em Economia I
Objectivos Pretende-se dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em economia e capacitá-los para desenvolver investigação própria. Para tal serão expostos a diferentes temas cuja análise crítica será desenvolvida.
Programa 1. Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia
2. Tipos e fases do trabalho empírico em economia
3. Temas de investigação em Economia
Processo de avaliação A avaliação é realizada através dos seguintes elementos:

- Elaboração de uma revisão de literatura (40%);
- Desenvolvimento de abordagem metodológica ao problema de investigação escolhido - apresentação oral (60%).

A não entrega de um dos momentos de avaliação implica a desistência da UC.

Nesta disciplina não existe segunda época.

Esta UC não tem exame dada a sua natureza.
Processo de ensino-aprendizagem O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência.
2. Ativas, com realização de trabalhos individuais.
3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Observações -
Bibliografia básica - Boumans, M., Davis, J. B. (2015). Economic Methodology: Understanding Economics as a Science, 2nd edition, London, Palgrave.
Bibliografia complementar Artigos científicos que serão distribuídos ao longo das aulas.