Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MF

Trabalho de Projecto em Finanças (2 º Sem 2019/2020)

Código: 00734
Acrónimo: TPFin
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 4.0 h/sem 746.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
1 24.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 3.0 h/sem 597.0 h/sem 0.0 h/sem 600.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2014/2015
Pré-requisitos -
Objectivos -
Programa No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e passível de ser alvo de uma intervenção, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão:
- Identificar/escolher um problema do universo das finanças a ser intervencionado
- Formular o problema de investigação com base no problema escolhido
- Identificar literatura relevante e elaborar uma revisão teórica/empírica
- Formular hipóteses
- Desenhar uma intervenção
- Preparar materiais
- Conduzir o programa
- Analisar e interpretar resultados
- Avaliar a eficácia do programa
- Escrever um relatório
Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o conteúdo do projecto, como por exemplo literatura relevante para o tópico, indicações acerca do design a utilizar e apresentação do relatório final.
Processo de avaliação O relatório do projecto será avaliado por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que este está concluído e se encontra em condições de ser apresentado em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica. A avaliação será baseada na tradução eficaz/ineficaz de conceitos teóricos e na adequação teórica/metodológica do projecto à intervenção em finanças.
Processo de ensino-aprendizagem Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação do projecto feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico do projecto seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado do seu projecto, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no projecto em si mesmo, em investigação aplicada relevante para os tópicos em análise e na escrita do relatório.
Observações -
Bibliografia básica Baranano, Ana Maria (2004) Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Edições Sílabo
Bem, Daryl., 2002, Writing the Empirical Journal Article, in In Darley, J.M., Zanna, M.P., & Roediger III, H.L. (Eds.), The Complete Academic: A Career Guide.
G. Garson, Guide to Writing Empirical Papers, Theses, and Dissertations, 2001, Marcel Dekker Inc
ISCTE (2008), Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de Projecto de Mestrado.
Sekaran Uma e Bougie Roger (2010) Research Methods for Business, 5ª edição, John Wiley and Sons
Turubian, Kate, Wayne C. Booth, Gregory G. Colomb and Joseph M. Williams, A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations, 2007, Chicago University Press, Seventh Edition:
Yin, Robert K., Case Study Research: Design and Methods (Applied Social Research Methods), 4th edition, 2008
Bibliografia complementar -