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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPDRH

Trabalho de Projecto em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00614
Acrónimo: TPPDRH
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 4.0 h/sem 16.0 h/sem 734.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
1 24.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 3.0 h/sem 597.0 h/sem 0.0 h/sem 600.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2012/2013
Pré-requisitos Não existem.
Objectivos Esta UC tem por objetivo orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento de um projecto de investigação em mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Neste âmbito, procura essencialmente consolidar conhecimentos e competências relacionadas que visam o desenvolvimento de projectos de investigação.
Programa A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. No essencial, procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objectivo final de conclusão de um projecto de investigação que conduza á conclusão do Mestrado. Deste modo, a UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de supervisão. Todavia, a UC incide sobre algumas das matérias relevantes para o desenvolvimento do projecto:
1.Estrutura geral do projecto e composição de cada parte
2.Redacção do enquadramento teórico e problemática
3.Articulação entre hipóteses de pesquisa, metodologia e estratégia empírica
4.Redacção do projecto de pesquisa
5.Discussão dos instrumentos de recolha de informação ou apresentação e discussão dos dados disponíveis
6.Desenho da pesquisa empírica a desenvolver
7.Preparação para a defesa do trabalho de projecto
Processo de avaliação O trabalho de projecto deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as competências técnicas, redacção, apresentação e discussão.
Processo de ensino-aprendizagem O processo de ensino-aprendizagem assenta num processo iterativo. A UC implica um trabalho de acompanhamento e de sucessivo questionamento do trabalho desenvolvido. A UC inclui horas de contato repartidas por dois semestres e a realizar em sessões coletivas de trabalho. Nessas horas, as aulas são participativas e ativas. Os alunos deverão, em cada sessão, apresentar sumariamente uma parte específica do seu trabalho e responder a questões e dúvidas que lhes forem colocadas. Os docentes deverão dar o feedback e acompanhar o trabalho. Assim, esta UC assenta fortemente no auto-estudo.
Observações
Bibliografia básica Day, R.A. and Gastel, B. (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition.

Punch, Keith F. (2009) Developing Effective Research Proposals, SAGE Publications.

Quivy, Raymond e Campenhoudt, Luc Van (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
Bibliografia complementar Revistas especializadas em Economia dos Recursos Humanos