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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MSS

Trabalho de Projecto em Serviço Social (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00619
Acrónimo: TPSS
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 15.0 h/sem 735.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
1 18.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 12.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 14.0 h/sem 436.0 h/sem 0.0 h/sem 450.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos
Objectivos - Estimular no aluno o processo de intervenção baseado na metodologia de pesquisa através de exercícios de aplicação prática.
- Acompanhar a construção metodológica do projeto.
Programa I. A intervenção em Serviço Social:
1. Epistemologia em Serviço Social;
2. Serviço Social e Produção do Conhecimento;
3. Especificidades e interdisciplinaridades;
4. O conhecimento para o planeamento de uma intervenção sustentada em Serviço Social;
5. Linhas orientadoras para a elaboração do projeto de intervenção.
II. Apresentação dos trabalhos de projeto:
1. Apresentação e debate em sala e orientações específicas.
Processo de avaliação - A avaliação do seminário consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema de projecto (num máximo de 10 páginas).
Processo de ensino-aprendizagem - Exposição pelo Professor;
- Debate e reflexão analítica sobre os temas de pesquisa dos mestrandos.
Observações
Bibliografia básica Blaikie, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4).

Gauthier, Benoît (ed). (2003). Investigação Social - da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica.

Matinelli, Maria Lúcia (Org.) (1999). Pesquisa Qualitativa. Um isntigante desafio. Núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade - NEPI. São Paulo. Editora Veras.

Marconi, Marina de Andrade e Lakatos, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A.

Olabuénaga, José I.(1999). Metodologia de la investigación cualitativa. Bilbao. Ed. Universidad de Duesto (cap. 1 e 2).

Rubin, Allen e Babbie, Earl R. (2008). Research Methods for Social Work. Sixth Edition. International Student Edition.USA.

Schiefer, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA.
Bibliografia complementar Valles, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis.

Vilelas, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo.

Pessanha, Manuela. (2008). Vulnerabilidade e Resiliência no Desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças.

Hill, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo.