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Direitos Humanos e Democracia: uma Abordagem Comunitária (2 º Sem 2019/2020)

Código: 03401
Acrónimo: DHDUAC
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 5.0 0.0 h/sem 10.0 h/sem 0.0 h/sem 10.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 20.0 h/sem 105.0 h/sem 0.0 h/sem 125.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa Esta unidade curricular centra-se na perspetiva dos direitos humanos nas relações intergrupais e cultura, o que é relevante para as questões de discriminação e os objetivos de intervenção.Os/as alunos/as compreenderão que o conhecimento da cultura e da abordagem centrada na comunidade interage com os processos de decisão política e ativismo para determinar o sucesso das intervenções e garantir assim a implementação dos direitos humanos
CP1.Disposições internacionais em relação à justiça, prestação de contas e reparação após violações graves dos direitos humanos,bem como uma visão geral dos processos legais em todo o mundo, com nas pessoas envolvidas e afetadas pelas graves violações dos direitos humanos
CP2.Enquadramento teórico da democracia e como os direitos humanos são implementados e compreendidos
CP3.Psicologia Comunitária e o seu potencial contributo na reconstrução da democracia e justiça após violência e conflito
CP4.Intervenções em direitos humanos a nível social e societário
Processo de avaliação Modalidades de avaliação:

Avaliação Contínua:
Exame com portfólio de apresentações curtas (50% da nota) e trabalho de grupo sobre direitos humanos desde a perspetiva da Psicologia Social e Cultural (50% da nota)

Avaliação Final
1) Exame escrito (100%).
Processo de ensino-aprendizagem O ensino será dado através de palestras e seminários, sendo requerida a participação ativa de todos/as os/as alunos/as. Estes/as terão ainda de trabalhar em grupo e preparar as apresentações para os seminários relacionados co os tópicos discutidos nas palestras. A frequência dos/as alunos/as é obrigatória em seminários e palestras.
Observações
Bibliografia básica Stover, E. (2007). The Witness. War crimes and the promise of justice in the Hague. Philadelphia: University of Pennsylvania press. Chapter 1, 2, 3. S. 1 ? 50.
Staub, E. (2013) Building a Peaceful Society. Origins, Prevention, and Reconciliation After Genocide and Other Group Violence. American Psychologist, Vol. 68, no. 7, 576?589 DOI: 10.1037/a0032045. 13 pages.
Bibliografia complementar