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Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (2 º Sem 2019/2020)

Código: 03404
Acrónimo: 03404
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 6.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 8.0 h/sem 0.0 h/sem 100.0 h/sem 0.0 h/sem 108.0 h/sem 42.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
1 12.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 16.0 h/sem 0.0 h/sem 200.0 h/sem 1.0 h/sem 217.0 h/sem 83.0 h/sem 0.0 h/sem 300.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos não se aplica
Objectivos Esta Unidade Curricular (UC) tem por objetivo preparar e acompanhar os alunos no contato directo com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso. Deste modo, nesta UC pretende-se transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a prática profissional ou com a investigação nas áreas científicas do mestrado
Programa O seminário de estágio implica a participação ativa dos/as alunos/as, concretamente a apresentação e discussão do trabalho desenvolvido em contexto de estágio. Estão previstas 4 apresentações individuais (1.ª - instituição e plano de estágio; 2.ª e 3.ª tarefas realizadas e conhecimentos e competências mobilizados; 4.ª balanço crítico do estágio com recurso à análise SWOT).
A metodologia de seminário da UC não permite definir um programa no sentido clássico, com matérias concretas. Não obstante, e no contexto das apresentações realizadas pelos/as alunos/as, serão introduzidos e discutidos conteúdos nos seguintes domínios:

CP1 | Áreas de aplicação da Psicologia Social e Intercultural;
CP2 | Comunicação e relações interpessoais em contexto organizacional/institucional;
CP3 | Trabalho em equipa;  
CP4 | Gestão de conflitos e negociação em ambiente de trabalho;
CP5 | Comportamento ético e ética profissional;  
CP6 | Participação em projetos e elaboração de relatórios.
Processo de avaliação A verificação do cumprimento dos objetivos de aprendizagem é realizada, exclusivamente, na modalidade de avaliação periódica:
- participação em pelo menos 80% dos seminários e realização das apresentações individuais previstas;
- Relatório de Estágio a avaliar pelo orientador académico (80%);  
- Avaliação do estágio pelo orientador externo na instituição de estágio a partir de uma grelha fornecida pelo DPSO (20%).
Processo de ensino-aprendizagem A metodologia de seminário implica que a prossecução dos objetivos de aprendizagem seja realizada no contexto das apresentações individuais dos alunos. Estes são acompanhados de modo a realizarem pesquisa bibliográfica autónoma para o seu tema de estágio integrando as referências gerais da UC. No decurso do estágio de 300h o/a aluno/a é supervisionado/a pelo 1) orientador interno de estágio e 2) orientador na entidade de estágio, e acompanhado pelo docente da UC (24h).
Observações
Bibliografia básica American Psychological Association (2003). Guidelines of multicultural education, training, research, practice, and organizational change for psychologists. American Psychologist, 58(5), 377-402.

A.P.A. (2017). Ethical principles of psychologists and code of conduct. Washington: American Psychological Association.

Berry, J. W. (2002). Cross-cultural psychology: Research and applications. Cambridge University Press.

Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (2010). Handbook of social psychology (Vol. 2). John Wiley & Sons.

Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936.

Robson C. (1993). Real world research: A resource for social scientists and practitioners-researchers. Oxford: Blackwell.

Sweitzer, H., & King, M. (2013). The successful internship. Belmont: Cengage Learning.
Bibliografia complementar APA (2010). Publication manual of the American Psychological Association, 6th ed. Washington, DC: American Psychology Association.

Buunk, A., & Van Vugt, M. (2007). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd.

Frederick, S.H., & king, M. (2014). The successful internship: personal, professional and civic development in experiential learning (4ª Ed.). Belmont: Brooks/Cole.

Regulamento de estágio disponível na plataforma de E-learning.