Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  METI

Introdução à Investigação em Ciências e Tecnologias de Informação (2 º Sem 2010/2011)

Código: 00710
Acrónimo: IICTI
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 16.0 h/sem 8.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2010/2011
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos O Aluno deverá ficar apto a:
- Caracterizar uma investigação científica;
- Caracterizar um pré-projecto e um projecto de investigação;
- Identificar e caracterizar as diversas fases de um projecto;
- Saber escolher um tema de pesquisa e delimitar um problema;
- Identificar as principais técnicas de recolha e tratamento de dados utilizadas em um projecto de investigação;
- Identificar os principais meios de recolha de informação e revisão de literatura.
- Desenvolver e propor um pequeno projecto (ou pré-projecto) de investigação.
Programa 1. Introdução à investigação científica. Metodologias. Estratégia para a elaboração de uma tese.
2. Do tema à proposta de investigação. Delimitação de um problema. Título e questão de partida. Objectivos.
3. Projecto de investigação - Estrutura, Planeamento, Fases. Metodologias quantitativas e qualitativas.
4. Variáveis. Hipóteses. Operacionalização de variáveis.
5. Técnicas de recolha de dados. Instrumentos de medida. População. Amostras.
6. Técnicas de tratamento de dados.
7. Resultados - Análise, Discussão, Apresentação.
8. Pesquisa de informação, revisão de literatura, enquadramento teórico. Enquadramento teórico do objecto. Bibliografia.
9. Desenvolvimento de um pré-projecto.
10. Apresentação de um pré-projecto.
11. Desenvolvimento de um projecto de investigação. Algumas notas sobre a estruturação de um artigo e de uma tese de mestrado.
Processo de avaliação Avaliação Contínua:
- Trabalho escrito individual (100%) ? trabalho teórico/prático individual, com discussão com o docente.

Exame Final:
- Prova escrita (100%) ? teste teórico individual sem consulta.
Os alunos vão a exame final caso tenham optado por este regime, não tenham assistido a pelo menos 80% das aulas ou não tenham obtido nota positiva na avaliação contínua.
Processo de ensino-aprendizagem Aulas teórico-práticas (1 x 2 horas por semana).
Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 10 horas semanais para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e resolução de exercícios propostos para avaliação.
Observações A maior parte da documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade de formação está disponível na plataforma de e-learning.
Bibliografia básica ? Carvalho, J. (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.).
? D?Oliveira, T. (2005). Teses e Dissertações. Lisboa: Edições RH.
? Dias, M. (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Santa Maria da Feira: Maria Olívia Dias.
? Santo, A. (1992). Delineamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Edições Loyola.
Bibliografia complementar ? Albarello, L., Dignette, F., Hiernaux, J.-P., Maroy, C. & Rugnoy, P. (2005). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva (2ª ed.).
? Alferes, V. (1997). Investigação Científica em Psicologia. Lisboa: Almedina.
? Andrade, M. (2005). Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: ATLAS.
? Azevedo, M. (2001). Teses, relatórios e trabalhos escolares: sugestões para estruturação da escrita. Lisboa: Universidade Católica Editora.
? Barañano, A. (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo.
? Bell, J. (1993). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva (3ª ed.).
? Bryman, A. & Cramer, D. (1992). Análise de Dados em Ciências Sociais. Oeiras: Celta.
? Ceia, C. (2006). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Editorial Presença (6ª ed.).
? Chotguis, J. (1998). Como Escrever e Apresentar sua Tese ou Dissertação. Consultado em 30 de Janeiro de 2011 através de http://www.learnerassociates.net/dissthes/guideprt.htm .
? Christensen, L. B. (1997). Experimental methodology. Boston: Allyn & Bacon (7th ed.).
? Demo, P. (2000). Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas.
? Eco, U. (2008). Como se faz uma tese em ciências sociais. Lisboa: Editorial Presença (14ª ed.).
? Figueiredo, A. (1997). Estratégia para a elaboração de uma Tese. Consultado em 30 de Janeiro de 2011 através de http://eden.dei.uc.pt/~ctp/teses.htm .
? Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Bisturi.
? Foddy, W. (1993). Como perguntar. Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora.
? Frada, J. (2005). Novo Guia Prático. Lisboa: SeteCaminhos.
? Ghiglione, R. & Matalon, B. (1992). O inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.
? Hill, M., & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
? Moreira, A., Camargo, B., Jesuíno, J. & Nóbrega, S. (2005) Perspectivas Teórico-Metodológicas em Representações Sociais. Paraíba: Ed. Universitária UFPB.
? Oliveira, M. (2005). Como fazer... São Paulo: Ed. Campus (3ª ed.).
? Pereira, A. & Poupa, C. (2003). Como apresentar em publico teses, relatórios, comunicações, usando o PowerPoint. Lisboa: Edições Sílabo.
? Pereira, A. & Poupa, C. (2003). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed.).
? Phillips, E. & Pugh, D. (1998). Como Preparar um Mestrado ou Doutoramento. Mem-Martins: Lyon Edições.
? Poeschl, G. (2006). Análise de dados na Investigação em Psicologia ? Teoria e Prática. Lisboa: Almedina.
? Quivy, R. & Campenhout, L. (1992). Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa: Gradiva.
? Reis, E., Melo, P., Andrade, R. & Capalez, T. (1999). Estatística Aplicada. Lisboa: Edições Sílabo (3ª ed.).
? Ruiz, J. (1993). Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas (3ª ed.).
? Salomon, D. (2004). Como fazer uma Monografia. S. Paulo: Martins Fontes (4ª ed.).
? Spector N. (2001). Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Ed. Guanabara Koogan (2ª ed.).
? Vilelas, J. (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo