Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LG

Métodos de Previsão (2 º Sem 2018/2019)

Programa

Métodos de Previsão

Licenciatura em Gestão

Programa

1.Introdução 1.1 As necessidades e a importância da previsão na empresa. 1.2 Os vários métodos de previsão. 1.3 A escolha do método de previsão, condicionantes e critérios. 2. Modelos causais 2.1 Modelo clássico de regressão linear. 2.2 Extensões do modelo clássico. Violação das hipóteses básicas - heteroscedasticidade, autocorrelação e multicolinearidade. 2.3 Outros tópicos - variáveis dummy, modelos não lineares, critérios de informação de Akaike (AIC) e de Schwarz (SBC), teste do rácio de verosimilhança, teste de Wald e teste do Multiplicador de Lagrange. 3. Modelos de sucessões cronológicas 3.1 Métodos de decomposição. 3.2 Métodos de alisamento. 3.3 Modelos autoregressivos e de médias móveis. A técnica de Box-Jenkins.