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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LGIL

Investigação Operacional I (1 º Sem 2018/2019)

Código: L0138
Acrónimo: L0138
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 54.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não se aplica.
Objectivos Esta é uma unidade curricular introdutória de Investigação Operacional. O objetivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com conceitos, modelos e técnicas que permitem a gestão eficiente de recursos, a maximização dos lucros e/ou a minimização de custos. A interpretação dos resultados obtidos é uma competência a ser desenvolvida ao longo desta unidade curricular.
Programa 1. Introdução à Investigação Operacional
2. Programação Linear e Programação
    Linear Inteira:
   2.1. Formulações em Programação Linear e em Programação Linear Inteira ou Mista
   2.2. Análise de sensibilidade
   2.3. Aplicações
3. Modelos em Redes
   3.1. Problema da árvore de suporte de
           custo mínimo
   3.2. O problema de caminho mais
           curto
   3.3. O problema de fluxo máximo
   3.4. O problema de fluxo de custo
           mínimo
   3.5. Aplicações
4. Gestão de Projetos
   4.1. Desenho de redes
   4.2. Análise temporal
   4.3. Análise económica
   4.4. Gestão de recursos
   4.5. Aplicações
Processo de avaliação Duas opções:
1. Avaliação Periódica: teste intermédio(20%); trabalho de grupo(20%); teste final(60%).
Nota(teste final)>=7.5, Média ponderada dos testes>=7.5
Classificação final: média>=9.5;
Este regime requer a inscrição, em cada momento, com uma semana de antecedência.
Presença em, pelo menos, 2/3 das aulas.
2. Avaliação por Exame Final;
Em ambas, se classificação final>=17: poderão ser sujeitos a uma oral de defesa de nota. Se faltarem, a sua nota final será de 16 valores.
Processo de ensino-aprendizagem Adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão usadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos
3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo
4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica I - Winston, Wayne L. (1993), Operations Research: Applications and Algorithms 3rd ed., Duxbury Press.
II - Taha, Hamdy A. (2011), Operations Research: an introduction, 9th ed., Pearson - Prentice Hall.
III - Hillier, Frederick S. and Lieberman, Gerald J. (2014), Introduction to Operations Research, 10th ed., McGraw-Hill.
Programming, Network Optimization and Project Management.
Bibliografia complementar IV- Lecture notes about Linear Programming, Linear Integer Programming, Network Optimization and Project Management.
V -  Hill, Manuela M. e Santos, Mariana M. (1999), Investigação Operacional, Vol. I, Edições Sílabo.
VI  - Hill, Manuela M. e Santos, Mariana M. (2002), Investigação Operacional, Vol. II, Exercícios de programação linear, Edições Sílabo.