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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LE

Microeconomia II (1 º Sem 2016/2017)

Código: L0235
Acrónimo: L0235
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 36.0 h/sem 0.0 h/sem 18.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Matemática I e II e Microeconomia I (recomendados)
Objectivos Esta disciplina tem como objetivo desenvolver a análise microeconómica a nível intermédio iniciada em Microeconomia I, ampliando e aplicando as teorias do consumidor e produtor em diferentes estruturas de mercado a contextos intertemporais, de risco e de incerteza, de equilíbrio geral e de falhas de mercado.
A disciplina contribui para o cumprimento dos seguintes subobjetivos definidos para a licenciatura em Economia:
SLG41. Os estudantes serão capazes de identificar e aplicar os principais ensinamentos das teorias económicas contemporâneas
SLG52. Os estudantes demonstrarão compreender as vantagens e limitações dos modelos e técnicas utilizados em Economia
Programa 1. Teoria do consumidor
1.1. Axiomas de preferências reveladas
1.2. Equação de Slutsky
1.3. Excedente do consumidor, variação compensatória e variação equivalente
1.4. Escolha do consumidor com dotação inicial
2. Escolha intertemporal
2.1. Decisão intertemporal do consumidor
2.2. Mercados de ativos
3. Decisão em contexto de incerteza
4. Teoria do equilíbrio geral
4.1. Equilíbrio geral numa economia de troca pura
4.2. Equilíbrio geral com produção
4.3. Teoria do bem-estar
5. Falhas de mercado
5.1. Externalidades
5.2. Bens Públicos
5.3. Informação Assimétrica
Processo de avaliação A avaliação ocorre ao longo do semestre e inclui:
- um teste intermédio, com um peso total de (40% )
- participação nas aulas, incluindo na resolução de exercícios (10%)
- prova escrita no final do semestre (50%)
Para obter aprovação na disciplina, a nota de cada uma das provas escritas não pode ser inferior a 8,0 v. e  o aluno deve assistir pelo menos a 80% das aulas.
No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).
Processo de ensino-aprendizagem A UC está estruturada em 2 tipos de aulas. As aulas teóricas (T) têm como principal objetivo apresentar a estrutura da teoria microeconómica aos alunos. As aulas práticas (PL) destinam-se a um aprofundamento das matérias em análise através da revisão de conceitos, da resolução de exercícios, incluindo representação gráfica e modelização matemática. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Observações Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto significa estudar previamente às aulas, resolver os exercícios e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.
Bibliografia básica Varian, Hal R. (2014), Intermediate Microeconomics: A Modern Approach, 9th edition, New York: W.W. Norton & Company.
Edição alternativa em Português: Varian, Hal R. (2010), Microeconomia intermédia, 8a edição,Verlag Dashöfer.

Bibliografia complementar Poderá haver leituras adicionais recomendadas para partes específicas da matéria