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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LFC , LGM

Fusões, Aquisições e Avaliação de Empresas (1 º Sem 2018/2019)

Código: L0641
Acrónimo: L0641
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não
Objectivos O1 - Classificar a atividade de fusões e aquisições com base na forma de integração e relatividade das atividades de negócios;
O2 - Explicar as principais motivações na atividade de fusões e aquisições;
O3 - Explicar a relação entre as motivações e os tipos de fusões e aquisições;
O4 - Comparar as características de uma fusão ou aquisição através da forma de aquisição, método de pagamento e comportamento dos gestores da empresa adquirida;
O5 - Distinguir entre os diversos mecanismos de defesa, antes e após de um tentativa de aquisição;
O6 - Calcular e interpretar o índice de Herfindahl-Hirschman e avaliar a possibilidade de existir, por parte dos reguladores, um impedimento a uma determinada fusão ou aquisição;
O7 - Usar o "discounted cash-flow", "economic value added", análise de empresas comparáveis e análise de transações comparáveis, de forma a avaliar uma empresa;
O8 - Explicar razões comuns de reestruturação.
Programa P1 - F&A: Definições e Classificações
P2 - F&A: Motivos
P3 - Características de Transações
P4 - Tentativas de Aquisição
P5 - Avaliação de Empresas
P6 - Regulação
P7 - Processo de Aquisição
P8 - Reestruturação de Empresas
Processo de avaliação Avaliação contínua: participação (10%), trabalhos de grupo (40%) e teste (50%). Para aprovação a nota final deverá ser igual ou superior a 9,5 valores.

Alunos que optem pela avaliação em exame (100%) têm duas épocas de exame (1.ª e 2.ª épocas), onde a nota final será a nota do exame. Os alunos podem inscrever-se para melhoria apenas na 2.ª época, sendo que caso o façam na 1.ª época perdem a nota de avaliação regular. Para aprovação, a nota final deverá ser igual ou superior a 9,5 valores.
Processo de ensino-aprendizagem 1 - Exposição da matéria com recurso a apresentações PowerPoint e quadro, apelando a exemplos práticos e participação oral dos alunos;
2 - Trabalhos individuais para praticar em casa, com soluções disponibilizadas;
3 - Casos práticos realizados em conjunto nas aulas, recorrendo a folhas de cálculo preparadas para esse efeito;
4 - Orientação quanto ao estudo individual a ser realizado fora da sala de aula.
Observações
Bibliografia básica - Class slides and case studies;
- Other materials.
Bibliografia complementar - Berk, J. and DeMarzo, P., "Corporate finance", 3rd Edition, Pearson, 2014
- Bruner, R.F., "Applied Mergers & Acquisitions," First Edition, John Wiley & Sons,Inc., 2004;
- McKinsey & Company Inc, Koller, T., Goedhart, M. and Wessels, D., "Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies", 5th Edition, Wiley, 2010