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Concepção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação (2 º Sem 2018/2019)

Código: L0786
Acrónimo: L0786
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 18.0 h/sem 18.0 h/sem 18.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Formais: esta disciplina não tem pré-requisitos formais.

Informais: os alunos devem ter conhecimentos sólidos sobre o paradigma da orientação a objetos, nomeadamente:
- modelação estática com diagramas de classes em UML;
- programação com objetos em Java.
Objectivos Ensinar aos alunos os conceitos e prática de modelação de sistemas de software, permitindo que eles passem de uma especificação em língua natural para um desenho detalhado, cobrindo as facetas estáticas e dinâmicas de um sistema de informação, com recurso ao paradigma dos objetos. Introduzir os alunos à abordagem de desenvolvimento guiado por modelos, nomeadamente com recurso a ferramentas de engenharia direta (geração de código fonte a partir de modelos) e de engenharia inversa (recuperação de modelos a partir de código fonte). Nesta UC será utilizada a linguagem de modelação UML (Unified Modeling Language) e a linguagem de programação Java.
Programa CP1. Abordagens à conceção e desenvolvimento de sistemas de informação computacionais: casos de sucesso e insucesso. O papel da engenharia direta e inversa.

CP2. Especificação de requisitos funcionais e não funcionais em língua natural e suas características de qualidade.

CP3. Complementos de análise e síntese de diagramas de UML2 para a modelação da estrutura de um sistema de informação. Mecanismos de rastreabilidade e validação dos diagramas.

CP4. Análise e síntese de diagramas de UML2 para a modelação do comportamento de um sistema de informação. Mecanismos de rastreabilidade e validação dos diagramas.

CP5. Extração automática de modelos a partir de código fonte (engenharia inversa na perspetiva de caixa-branca). Prática com ferramentas.

CP6. Reconstituição de modelos a partir de sistemas executáveis (engenharia inversa na perspetiva de caixa-preta). Prática com aplicações web.

CP7. Geração de código fonte a partir de modelos. Prática com ferramentas.
Processo de avaliação 2 OPÇõES:

A) CONTÍNUA com dois trabalhos de grupo (2 ou 3 alunos) e um teste escrito (1ª ou 2ª época, nota mínima de 9/20). O peso de cada trabalho é 25% (2 alunos) ou 20% (3 alunos), sendo o restante (50% ou 60%, respetivamente) do teste escrito. Pode ser necessária a realização de discussão oral dos trabalhos de grupo.

B) EXAME FINAL (1ª ou 2ª época) com um peso de 100%. Esta opção não é encorajada, dada a natureza prática dos tópicos desta UC.
Processo de ensino-aprendizagem Esta unidade curricular está estruturada numa combinação de aulas teóricas e aulas práticas.
As aulas teóricas destinam-se à exposição de conceitos e demonstração da sua utilização prática, no sentido em que uma parte significativa destas aulas é dedicada a resolver exercícios passo-a-passo, demonstrando a aplicação de conceitos.
As aulas práticas destinam-se à realização de exercícios, que acompanham os conceitos abordados nas aulas teóricas.
Observações A assiduidade às aulas é considerada fundamental, em especial quando em avaliação contínua, mas não é um instrumento de avaliação desta UC.
É obrigatória a inscrição prévia dos alunos em cada um dos momentos de avaliação (trabalhos de grupo, testes, exames). O sistema de inscrição será disponibilizado na plataforma de e-learning.
Bibliografia básica Acetatos de CDSI, Fernando Brito e Abreu, disponíveis na plataforma de e-learning (à medida que os temas forem introduzidos), 2017/2018.

Seidl, Martina et al., UML @ Classroom: An Introduction to Object-Oriented Modeling, Springer, 2012.

Roques, Pascal, UML par la pratique: Etudes de cas et exercices corrigés, 6e édition, Eyrolles, 2008.

Brambilla, Marco et al., Model-Driven Software Engineering in Practice, Morgan & Claypool Publishers, 2012.
Bibliografia complementar Materiais online (tutorias, filmes pedagógicos) cujos links serão explicitamente indicados na plataforma de e-learning.

UML 2.5 Specification, OMG, 2015. (http://www.omg.org/spec/UML/2.5/)

Schmuller, Joseph.; Sams Teach Yourself UML in 24 Hours, 3rd Edition, Sams Publishing, 2004.

Fowler, M.; UML Distilled, Third Edition, Addison-Wesley, 2004.

Booch, Grady, Rumbaugh, James, Jacobson, Ivar; The Unified Modeling Language User Guide, Second Edition, Addison-Wesley, 2005.

Dennis, A., Wixom, B. H., Tegarden, D.; System Analysis and Design UML Version 2.0, John Wiley and Sons, 2009.

Arlow, J., Neustadt, I.; UML2 and the Unified Process, Second edition, Addison-Wesley, 2005.