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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LS , LS-PL

Sociologia da Educação (2 º Sem 2018/2019)

Código: L1412
Acrónimo: L1412
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não tem.
Objectivos Constitui objectivo central desta unidade curricular promover o conhecimento dos contextos e dos processos educativos em curso nas sociedades contemporâneas, sustentado pelo património científico da sociologia da educação. Pretende-se, ainda, que o estudante revele capacidade analítica e reflexiva relativamente aos fenómenos sociais educativos.

Programa 1. A Sociologia da Educação: objetos e perspetivas de análise.
2. A Escola da modernidade: sociedade e economia.
3. Mudança Social e educação: desafios atuais.
4. A Educação Escolar em Portugal: da fundação à massificação escolar
5. A análise sociológica da Escola: papéis sociais e perspetivas analíticas.
6. A educação em contextos não escolares.
Processo de avaliação a) Trabalho temático (em grupo de 2-3 elementos)(40%)
Escolha de um tema entre um leque de possibilidades, com 2 momentos: apresentação oral e relatório escrito.
b) Ficha de trabalho (individual)(60%)

Os alunos que não realizarem avaliação contínua ou que nesta não obtenham aprovação podem realizar exame final.


Processo de ensino-aprendizagem A concretização dos objectivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas, orientação tutorial e através do trabalho pessoal dos alunos.
O trabalho pessoal consiste num conjunto de actividades que incluem: a) a participação nas aulas (inclui uma apresentação oral); b) a consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar; c) a realização de dois trabalhos escritos.
Observações
Bibliografia básica Almeida,A. N. e M. M. Vieira (2006), A Escola em Portugal, Lisboa, ICS-UL, pp. 27-85.Ávila, P. (2008), A Literacia dos Adultos: competências-chave na Sociedade do Conhecimento, Lisboa, Celta Editora, pp. 9-41.Bernstein, B. (1980), ?Entrevista com Basil Bernstein, O Professor, nº 25 (nova série), pp. 19-23.Bourdieu, P. e P. Champagne (1992), «Les exclus de l´intérieur», Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 91/92, pp. 71-75.Canário, R. (2005), O que é a Escola?: um olhar sociológico, Porto, Porto Editora, pp. 59-88.Gomes, C. A. (1987), "A interacção selectiva na escola de massas", Sociologia-Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49.
Grácio, S. (1997), Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais, Lisboa, Educa, pp. 49-66.Torres, J- S. (1995), O curriculum oculto, Porto, P- Editora.Seabra, T. (2009),?Desigualdades escolares e desigualdades sociais?, Sociologia- Problemas e Práticas, nº 59, pp. 75-106.
Bibliografia complementar Abrantes, Pedro (2003), Os Sentidos da Escola ? identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade, Oeiras, Celta.
Alves, N. e R. Canário (2004), ?Escola e exclusão social: das promessas às incertezas?, Análise Social, vol. XXXVIII (169), pp. 981-1010.
Antunes, Fátima (1998), Políticas educativas para Portugal, anos 80-90 - O debate acerca do ensino profissional na escola pública, Lisboa, IIE.
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Vilarinho, Mª Emília (2000), Políticas de educação pré-escolar em Portugal (1977-1997), Lisboa, IIE.
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Zanten, Agnès van (dir.) (2000), L´École: L´État des Savoirs, Paris, Ed. La Découverte.