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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LG , LGRH

Gestão do Marketing (2 º Sem 2017/2018)

Planeamento

Aulas Teórica

Aula 1

Evolução do conceito de Marketing

· Identificar as fases de evolução do conceito de Marketing:

- Produção vs Social;

- Massificado vs Relacional;

- Extensão Sectorial.

· Identificar as dimensões do Marketing (atitude, estratégia, técnicas e ciência)

Aula 2

Componentes do Plano e Controlo, Estrutura Organizacional

· Perceber o papel do marketing na estrutura da empresa

· Conhecer diferentes formatos de organização

· Perceber o papel do marketing na estrutura da empresa

· Conhecer diferentes formatos de organização

Aula 3

Mercado; Estudos de Mercado

· Perceber o significado dos principais indicadores de mercado (volume, valor, parque instalado)

· Saber identificar os intervenientes do mercado (consumidores, compradores, influenciadores, distribuidores)

· Saber identificar os factores de evolução de um mercado

Determinar o ciclo de vida do mercado

· Conhecer as principais técnicas de estudos

· Saber escolher uma amostra

Elaborar um guião ou um questionário

Aula 4

Comportamento do consumidor; Market Intelligence

· Determinar necessidades e motivações dos consumidores

· Conhecer o papel da moda

· Conhecer papéis no processo de compra

· Conhecer critérios de escolha

Diferenciar comportamento Organizacional do individual

· Identificar formas de recolha de informação junto do consumidor, concorrência e meio envolvente

Aula 5

Análise concorrencial; Análise da Empresa

· Identificar formas de recolha de informação e relativização

Saber analisar a performance da emprega em comparação com a da concorrência

· Saber realizar uma análise comparativa de performance da empresa ao longo do tempo e entre unidades de gestão

Aula 6

Segmentação e Target

· Identificar critérios de segmentação

· Conhecer técnicas de segmentação

· Escolher segmentos-alvo

Aula 7

Posicionamento e Marca

· Perceber o que é o posicionamento

· Identificar características distintivas

· Identificar eixos de diferenciação

Perceber a importância dos estudos de mercado na definição de um posicionamento

· Conhecer a natureza e as funções da marca

· Conhecer a identidade da marca

Conhecer as políticas da marca

Aula 8

Análise Portfólio

A matriz BCG e McKinsey. Definição de orientações estratégicas;

A SWOT; A SWOT dinâmica

· Saber realizar uma análise de portfólio com uma Visão Externa/Interna da organização

· Elaborar uma SWOT

· Saber identificar oportunidades e ameaças sabendo cruzar com Pontos Fortes e fracos

Aula 9

Decisões Operacionais - Produto e Preço

· Conhecer a diferença entre características funcionais e simbólicas

· Saber identificar o papel do design, da embalagem e dos serviços associados ao produto

· Saber identificar o papel de cada produto na gama

Saber definir condições propícias à inovação e ao lançamento de novos produtos

· Saber identificar os factores a ter em conta na política de preço

Saber calcular o ponto crítico

Aula 10

Decisões Operacionais - Distribuição e Comunicação

Conhecer as políticas de distribuição dos distribuidores e as relações entre produtores e distribuidores

· Perceber o processo e contexto de comunicação

· Conhecer as etapas de uma estratégia de comunicação

Identificar as condições para uma comunicação eficaz

Aula 11

Decisões Operacionais - Distribuição e Comunicação (Continuação)

Conhecer as políticas de distribuição dos distribuidores e as relações entre produtores e distribuidores

· Perceber o processo e contexto de comunicação

· Conhecer as etapas de uma estratégia de comunicação

Identificar as condições para uma comunicação eficaz

Aula 12

Revisão Sintética

revisão dos conceitos desenvolvidos ao longo do semestre - um olhar global sobre o plano de marketing

Aula 13

Abordagem global aos conteúdos da UC - preparação para o exame

Abordagem global aos conteúdos da UC - preparação para o exame

Aulas Laboratorial

Aula 1

Apresentação

Apresentação da turma. Breve resumo dos objectivos da UC Gestão de Martketing e das Aulas Práticas. Avaliação das expectativas. Alguns apontamentos relaitivos a conceitos de Marketing.

Aula 2

Quizz Avaliação 1

Quizz de Avaliação 1 - Evolução do Conceito de Marketing

Discussão das respostas ao quizz e apresentação de temas relacionados. Exemplos concretos por tema.

Dinâmica de trabalho prático individual a apresentar na próxima aula prática: escolha de texto, notícia, comentário, campanha ou outro que refira uma temática de marketing, a sua visão e evolução.

Aula 3

As tecnologias de  informação e o seu impacto no Marketing

Apresentação de trabalhos práticos individuais realtivos a uma temática de marketing, a sua visão e evolução.

As tecnologias de informação e o seu impacto na cadeia do Marketing:

. Exemplos de sectores de actividade em que se torna mais premente e real este impacto

. Marketing digital como forma de aproximação ao cliente. Casos reais.

Orientação para o cliente, o que significa e como se materializa.

Aula 4

Apresentações de Trabalho de Grupo

Trabalho de Grupo: Apresentações em sala dos trabalhos elaborados pelos alunos de acordo com os diferentes temas de Marketing escolhidos.

. Apresentação dos conceitos e respectiva evolução. Exemplificação.

. Discussão dos casos apresentados e enquadramento das temáticas.

Apresentação do próximo trabalho a discutir em sala: o Caso Coca Cola

Aula 5

Caso Coca Cola

Apresentação dos Grupos do trabalho Coca Cola. Discussão em turma dos trabalhos apresentados, reforçando o conhecimento e conceitos teóricos presentes nos trabalhos apresentados.

Aula 6

Apresentação do trabalho final

Guião e Cronologia do Trabalho de Grupo final

Aula 7

Quizz 2 e validação de dúvidas sobre trabalho final.

Quizz2 resolução pelos alunos individualmente. Apresentação e discussão em turma da resolução do quizz.

Questões edúvidas sobre os trabalhos finais.

Aula 8

Resumo dos trabalhos a apresentar.

Trabalho em sala com cada Grupo de trabalho e breve apresentação dos temas de trabalho, informação necessária 1ª apresentação intercalar e fontes para recolha de informação.

Aula 9

Apresentação de trabalhos de grupo

1º Apresentação intercalar dos trabalhos de grupo.

Aula 10

Apresentação de trabalhos de Grupo

Continuação das apresentações dos trabalhos dos grupos realizados para a primeira apresentação intercalar.

Aula 11

Caso prático Sazonalidade

Apresentação e realização em sala do caso prático de Sazonalidade.

Aula 12

Resolução do Quizz 4

Resolução pelos alunos do quizz 4. Soluções apresentadas e debatidas em sala.

Aula 13

Segmentação, Target e Posicionamneto

Resolução em sala do Quizz 10 com discussão sobre segmentação, target e posicionamento.

Aula 14

Quizz 3

Resolução e discussão em sala do Quizz 3, Estudos de mercado.

Aula 15

Trabalho de Grupo em sala

Acompanhamento e realização de esclarecimento de dúvidas nos trabalhos realizados.

Aula 16

Trabalhos de Grupo em sala

Aula de orientação para os trabalhos de grupo e uniformização desta etapa de trabalho.

Aula 17

Apresentação da 2ª fase trabalhos de grupo

Apresentação de trabalhos de grupo e discussão em sala.

Aula 18

Apresentação de trabalhos de grupo

Continuação das apresentações da 2ªfase dos trabalhos de grupo e Análise do caso Milupa.

Aula 19

Posicionamento e Marketing Mix: o Produto no caso Milupa

Análise de posicionamento e política de produto: novo conceito proposto na resolução do caso Milupa.

Aula 20

O caso IGLO

Resolução do caso prático IGLO. Análise e validação dos elementos do caso e construção da análise SWOT e do primeiro bloco de questões presentes no caso.

Aula 21

Trabalho de grupo

Acompanhamento do trabalho de grupo em sala. Esclarecimento de dúvidas.

Aula 22

Trabalho Final

Acompanhamento em sala dos trabalhos de grupo.

Aula 23

Apresentação final dos trabalhos de Grupo

Apresentação e discussão dos Trabalhos de Grupo.

Aula 24

Aula extra. Esclarecimentos e dúvidas.

Aula extra. Esclarecimentos e dúvidas, matriz BCG e estratégias de comunicação.

Aula 25

Preparação Teste

Dúvidas e preparação teste