Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LGIL

Gestão do Marketing (1 º Sem 2018/2019)

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:

Aula 33

Apresentações finais dos trabalhos de grupo.

11/12/2018 08:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 17/12/2018 22:12 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 18 estudantes. Turmas: GILA2

Revisão Sintética

revisão dos conceitos desenvolvidos ao longo do semestre - um olhar global sobre o plano de marketing

10/12/2018 11:00 (Sala Auditório B1.04) Aula Teórica Substituta (da aula de 05-11-2018)

Modificado em 21/01/2019 14:38 Prof. Hélia Maria Gonçalves Pereira Hélia Maria Gonçalves Pereira Presenças: 1 estudantes. Turmas: GILA2, GILA1

Aula 33

Apresentações finais dos trabalhos de grupo.

10/12/2018 08:00 (Sala C4.07) Aula Laboratorial

Modificado em 17/12/2018 22:12 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 11 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 32

Resolução final dos casos Mango e Dyrup. Kahoots.

07/12/2018 08:00 (Sala AA2.26) Aula Laboratorial

Modificado em 17/12/2018 22:11 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 19 estudantes. Turmas: GILA2

Aula 32

Resolução final dos casos Mango e Dyrup. Kahoots.

06/12/2018 08:00 (Sala C4.01) Aula Laboratorial

Modificado em 17/12/2018 22:11 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 15 estudantes. Turmas: GILA1

Decisões Operacionais - Distribuição e Comunicação (Continuação)

Conhecer as políticas de distribuição dos distribuidores e as relações entre produtores e distribuidores

· Perceber o processo e contexto de comunicação

· Conhecer as etapas de uma estratégia de comunicação

Identificar as condições para uma comunicação eficaz

05/12/2018 15:30 (Sala 2E06) Aula Teórica Substituta (da aula de 03-12-2018)

Modificado em 21/01/2019 14:38 Prof. Hélia Maria Gonçalves Pereira Hélia Maria Gonçalves Pereira Presenças: 12 estudantes. Turmas: GILA2, GILA1

Aula 30

Acompanhamento dos trabalhos de grupo. Kahoots sobre os casos Mercator.

04/12/2018 08:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 17/12/2018 22:10 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 21 estudantes. Turmas: GILA2

Aula 30

Acompanhamento dos trabalhos de grupo. Kahoots sobre os casos Mercator.

03/12/2018 08:00 (Sala C4.07) Aula Laboratorial

Modificado em 17/12/2018 22:10 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 16 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 29

O marketing-mix aplicado aos trabalhos de grupo.

30/11/2018 08:00 (Sala AA2.26) Aula Laboratorial

Modificado em 02/12/2018 23:20 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 18 estudantes. Turmas: GILA2

Aula 29

O marketing-mix aplicado aos trabalhos de grupo.

29/11/2018 08:00 (Sala C4.01) Aula Laboratorial

Modificado em 02/12/2018 23:20 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 15 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 27

Apresentações e resolução dos casos Dyrup e Mango. Kahoots.

27/11/2018 08:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 17/12/2018 22:10 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 19 estudantes. Turmas: GILA2

Decisões Operacionais - Distribuição e Comunicação

Conhecer as políticas de distribuição dos distribuidores e as relações entre produtores e distribuidores

· Perceber o processo e contexto de comunicação

· Conhecer as etapas de uma estratégia de comunicação

Identificar as condições para uma comunicação eficaz

26/11/2018 11:00 (Sala C5.06) Aula Teórica

Modificado em 03/12/2018 21:30 Prof. Hélia Maria Gonçalves Pereira Hélia Maria Gonçalves Pereira Presenças: 17 estudantes. Turmas: GILA2, GILA1

Aula 27

Apresentações e resolução dos casos Dyrup e Mango. Kahoots.

26/11/2018 08:00 (Sala C4.07) Aula Laboratorial

Modificado em 17/12/2018 22:10 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 14 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 26

Apresentações intercalares dos trabalhos de grupo.

23/11/2018 08:00 (Sala AA2.26) Aula Laboratorial

Modificado em 25/11/2018 16:57 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 22 estudantes. Turmas: GILA2

Aula 26

Apresentações intercalares dos trabalhos de grupo.

22/11/2018 08:00 (Sala C4.01) Aula Laboratorial

Modificado em 25/11/2018 16:57 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 17 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 24

Apresentações intercalares dos trabalhos de grupo.

20/11/2018 08:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 25/11/2018 16:57 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 23 estudantes. Turmas: GILA2

Decisões Operacionais - Produto e Preço

· Conhecer a diferença entre características funcionais e simbólicas

· Saber identificar o papel do design, da embalagem e dos serviços associados ao produto

· Saber identificar o papel de cada produto na gama

Saber definir condições propícias à inovação e ao lançamento de novos produtos

· Saber identificar os factores a ter em conta na política de preço

Saber calcular o ponto crítico

19/11/2018 11:00 (Sala C5.06) Aula Teórica

Modificado em 03/12/2018 21:29 Prof. Hélia Maria Gonçalves Pereira Hélia Maria Gonçalves Pereira Presenças: 34 estudantes. Turmas: GILA2, GILA1

Aula 24

Apresentações intercalares dos trabalhos de grupo.

19/11/2018 08:00 (Sala C4.07) Aula Laboratorial

Modificado em 25/11/2018 16:57 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 16 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 23

Acompanhamento dos trabalhos de grupo.

16/11/2018 08:00 (Sala AA2.26) Aula Laboratorial

Modificado em 18/11/2018 20:42 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 24 estudantes. Turmas: GILA2

Aula 23

Acompanhamento dos trabalhos de grupo.

15/11/2018 08:00 (Sala C4.01) Aula Laboratorial

Modificado em 18/11/2018 20:42 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 17 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 21

Kahoots sobre os casos Mercator. Matriz BCG aplicada aos trabalhos de grupo.

13/11/2018 08:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 17/12/2018 22:10 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 21 estudantes. Turmas: GILA2

Análise Portfólio

A matriz BCG e McKinsey. Definição de orientações estratégicas;

A SWOT; A SWOT dinâmica

· Saber realizar uma análise de portfólio com uma Visão Externa/Interna da organização

· Elaborar uma SWOT

· Saber identificar oportunidades e ameaças sabendo cruzar com Pontos Fortes e fracos

12/11/2018 11:00 (Sala C5.06) Aula Teórica

Modificado em 03/12/2018 21:29 Prof. Hélia Maria Gonçalves Pereira Hélia Maria Gonçalves Pereira Presenças: 37 estudantes. Turmas: GILA2, GILA1

Aula 21

Kahoots sobre os casos Mercator. Matriz BCG aplicada aos trabalhos de grupo.

12/11/2018 08:00 (Sala C4.07) Aula Laboratorial

Modificado em 18/11/2018 20:41 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 15 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 20

Posicionamento aplicado aos trabalhos de grupo. Estudo de mercado a realizar.

09/11/2018 08:00 (Sala AA2.26) Aula Laboratorial

Modificado em 11/11/2018 21:19 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 21 estudantes. Turmas: GILA2

Aula 20

Posicionamento aplicado aos trabalhos de grupo. Estudo de mercado a realizar.

08/11/2018 08:00 (Sala C4.01) Aula Laboratorial

Modificado em 11/11/2018 21:18 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 14 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 18

Segmentação e Target aplicado aos trabalhos de grupo. Kahoot.

06/11/2018 08:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 11/11/2018 21:17 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 20 estudantes. Turmas: GILA2

Aula 18

Segmentação e Target aplicado aos trabalhos de grupo. Kahoot.

05/11/2018 08:00 (Sala C4.07) Aula Laboratorial

Modificado em 11/11/2018 21:17 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 17 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 17

Apresentações Caso Dyrup e Exercicio de Sazonalidade. Abordagem ás empresas e script telefónico. Kahoot.

02/11/2018 08:00 (Sala AA2.26) Aula Laboratorial

Modificado em 03/11/2018 22:53 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: não foram contabilizadas. Turmas: GILA2

Aula 15

Apresentações intercalares dos trabalhos de grupo.

30/10/2018 08:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 25/11/2018 16:56 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 21 estudantes. Turmas: GILA2

Posicionamento e Marca

· Perceber o que é o posicionamento

· Identificar características distintivas

· Identificar eixos de diferenciação

Perceber a importância dos estudos de mercado na definição de um posicionamento

· Conhecer a natureza e as funções da marca

· Conhecer a identidade da marca

Conhecer as políticas da marca

29/10/2018 11:00 (Sala C5.06) Aula Teórica

Modificado em 03/12/2018 21:29 Prof. Hélia Maria Gonçalves Pereira Hélia Maria Gonçalves Pereira Presenças: 38 estudantes. Turmas: GILA2, GILA1

Aula 17

Apresentações Caso Dyrup e Exercicio de Sazonalidade. Abordagem ás empresas e script telefónico. Kahoot.

29/10/2018 08:00 (Sala C4.07) Aula Laboratorial

Modificado em 03/11/2018 22:52 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 16 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 14

Apresentações intercalares dos trabalhos de grupo.

26/10/2018 08:00 (Sala AA2.26) Aula Laboratorial

Modificado em 28/10/2018 16:16 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 23 estudantes. Turmas: GILA2

Aula 15

Apresentações intercalares dos trabalhos de grupo.

25/10/2018 08:00 (Sala C4.01) Aula Laboratorial

Modificado em 03/11/2018 22:52 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 18 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 12

Acompanhamento dos trabalhos de grupo. Kahoot.

23/10/2018 08:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 28/10/2018 16:16 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 20 estudantes. Turmas: GILA2

Segmentação e Target

· Identificar critérios de segmentação

· Conhecer técnicas de segmentação

· Escolher segmentos-alvo

22/10/2018 11:00 (Sala C5.06) Aula Teórica

Modificado em 03/12/2018 21:29 Prof. Hélia Maria Gonçalves Pereira Hélia Maria Gonçalves Pereira Presenças: 40 estudantes. Turmas: GILA2, GILA1

Aula 14

Apresentações intercalares dos trabalhos de grupo.

22/10/2018 08:00 (Sala C4.07) Aula Laboratorial

Modificado em 28/10/2018 16:15 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 20 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 11

Análise imediata aplicada aos trabalhos de grupo.

19/10/2018 08:00 (Sala AA2.26) Aula Laboratorial

Modificado em 28/10/2018 16:13 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 23 estudantes. Turmas: GILA2

Aula 12

Acompanhamento dos trabalhos de grupo. Kahoot.

18/10/2018 08:00 (Sala C4.01) Aula Laboratorial

Modificado em 28/10/2018 16:15 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 18 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 9

Acompanhamento dos trabalhos de grupo. Kahoot.

16/10/2018 08:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 18/10/2018 21:04 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 22 estudantes. Turmas: GILA2

Análise concorrencial; Análise da Empresa

· Identificar formas de recolha de informação e relativização

Saber analisar a performance da emprega em comparação com a da concorrência

· Saber realizar uma análise comparativa de performance da empresa ao longo do tempo e entre unidades de gestão

15/10/2018 11:00 (Sala C5.06) Aula Teórica

Modificado em 03/12/2018 21:28 Prof. Hélia Maria Gonçalves Pereira Hélia Maria Gonçalves Pereira Presenças: 43 estudantes. Turmas: GILA2, GILA1

Aula 11

Análise imediata aplicada aos trabalhos de grupo.

15/10/2018 08:00 (Sala C4.07) Aula Laboratorial

Modificado em 28/10/2018 16:13 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 19 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 8

Análise mediata aplicada aos trabalhos de grupo.

12/10/2018 08:00 (Sala AA2.26) Aula Laboratorial

Modificado em 18/10/2018 21:03 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 22 estudantes. Turmas: GILA2

Aula 9

Acompanhamento dos trabalhos de grupo. Kahoot.

11/10/2018 08:00 (Sala C4.01) Aula Laboratorial

Modificado em 18/10/2018 21:02 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 17 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 6

Guião do trabalho de grupo. Cronograma.

09/10/2018 08:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 14/10/2018 19:22 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 22 estudantes. Turmas: GILA2

Comportamento do consumidor; Market Intelligence

· Determinar necessidades e motivações dos consumidores

· Conhecer o papel da moda

· Conhecer papéis no processo de compra

· Conhecer critérios de escolha

Diferenciar comportamento Organizacional do individual

· Identificar formas de recolha de informação junto do consumidor, concorrência e meio envolvente

08/10/2018 11:00 (Sala C5.06) Aula Teórica

Modificado em 03/12/2018 21:28 Prof. Hélia Maria Gonçalves Pereira Hélia Maria Gonçalves Pereira Presenças: 40 estudantes. Turmas: GILA2, GILA1

Aula 8

Análise mediata aplicada aos trabalhos de grupo.

08/10/2018 08:00 (Sala C4.07) Aula Laboratorial

Modificado em 14/10/2018 19:29 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 19 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 6

Guião do trabalho de grupo. Cronograma.

04/10/2018 08:00 (Sala C4.01) Aula Laboratorial

Modificado em 14/10/2018 19:20 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 20 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 5

Apresentação do conceito de marketing e da noticia.

02/10/2018 08:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 05/10/2018 12:04 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 21 estudantes. Turmas: GILA2

Mercado; Estudos de Mercado

· Perceber o significado dos principais indicadores de mercado (volume, valor, parque instalado)

· Saber identificar os intervenientes do mercado (consumidores, compradores, influenciadores, distribuidores)

· Saber identificar os factores de evolução de um mercado

Determinar o ciclo de vida do mercado

· Conhecer as principais técnicas de estudos

· Saber escolher uma amostra

Elaborar um guião ou um questionário

01/10/2018 11:00 (Sala C5.06) Aula Teórica

Modificado em 03/12/2018 21:28 Prof. Hélia Maria Gonçalves Pereira Hélia Maria Gonçalves Pereira Presenças: 39 estudantes. Turmas: GILA2, GILA1

Aula 5

Apresentação do conceito de marketing e da noticia.

01/10/2018 08:00 (Sala C4.07) Aula Laboratorial

Modificado em 05/10/2018 12:03 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 17 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 3

Conceitos gerais. O plano de marketing.

28/09/2018 08:00 (Sala AA2.26) Aula Laboratorial

Modificado em 01/10/2018 16:50 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 18 estudantes. Turmas: GILA2

Aula 3

Conceitos gerais. O plano de marketing.

27/09/2018 08:00 (Sala C4.01) Aula Laboratorial

Modificado em 01/10/2018 16:50 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 16 estudantes. Turmas: GILA1

Aula 2

Apresentação geral. Programa. Trabalho de grupo.

25/09/2018 08:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 01/10/2018 16:49 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 21 estudantes. Turmas: GILA2

Componentes do Plano e Controlo, Estrutura Organizacional

· Perceber o papel do marketing na estrutura da empresa

· Conhecer diferentes formatos de organização

· Perceber o papel do marketing na estrutura da empresa

· Conhecer diferentes formatos de organização

24/09/2018 11:00 (Sala C5.06) Aula Teórica

Modificado em 03/12/2018 21:27 Prof. Hélia Maria Gonçalves Pereira Hélia Maria Gonçalves Pereira Presenças: 34 estudantes. Turmas: GILA2, GILA1

Aula 2

Apresentação geral. Programa. Trabalho de grupo.

24/09/2018 08:00 (Sala C4.07) Aula Laboratorial

Modificado em 01/10/2018 16:49 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: não foram contabilizadas. Turmas: GILA1

Aula -

-

21/09/2018 08:00 (Sala AA2.26) Aula Laboratorial

Modificado em 23/09/2018 22:12 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: não foram contabilizadas. Turmas: GILA2

Aula -

-

20/09/2018 08:00 (Sala C4.01) Aula Laboratorial

Modificado em 23/09/2018 22:11 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: 3 estudantes. Turmas: GILA1

Aula -

-

18/09/2018 08:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 23/09/2018 22:11 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: não foram contabilizadas. Turmas: GILA2

Evolução do conceito de Marketing

· Identificar as fases de evolução do conceito de Marketing:

- Produção vs Social;

- Massificado vs Relacional;

- Extensão Sectorial.

· Identificar as dimensões do Marketing (atitude, estratégia, técnicas e ciência)

17/09/2018 11:00 (Sala C5.06) Aula Teórica

Modificado em 03/12/2018 21:27 Prof. Hélia Maria Gonçalves Pereira Hélia Maria Gonçalves Pereira Presenças: 13 estudantes. Turmas: GILA2, GILA1

Aula -

-

17/09/2018 08:00 (Sala C4.07) Aula Laboratorial

Modificado em 23/09/2018 22:10 Prof. Vítor Manuel Vidal Santos Vítor Manuel Vidal Santos Presenças: não foram contabilizadas. Turmas: GILA1