Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LG

Gestão de Recursos Humanos (2 º Sem 2018/2019)

Código: L1901
Acrónimo: L1901
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos -
Objectivos Esta UC pretende desenvolver as capacidades de análise das principais políticas de Gestão de Recursos Humanos, de identificação das suas possíveis aplicações e articulação com a Gestão Geral
Programa 1.  Introdução à Gestão de Recursos Humanos  

2. Relações laborais e enquadramento legal
2.1 Enquadramento legal
2.2 Relações laborais e negociação colectiva

3. Planeamento de RH e Recrutamento
3.1 Planeamento de RH
3.2 Descrição de funções
3.3 Recrutamento e Selecção
3.4 Acolhimento e integração de trabalhadores

4. Remunerações
4.1   Tipos de remunerações
4.2   Efeitos de Remunerações variáveis

5. Desempenho, carreiras e desenvolvimento
5.1. Formação e desenvolvimento
5.2. Avaliação de desempenho
5.3. Gestão de carreiras e gestão de potencial

6. Gestão Integrada de RH
6.1. Gestão integrada e gestão estratégica de RH

Processo de avaliação Na avaliação continua corresponde a:
- Trabalho individual (30%)
- Frequência (70%)
Alunos com menos de 8v no trabalho individual, teste ou frequência ou  mais de 20% de absentismo serão excluídos da avaliação continua.
Os estudantes excluídos da avaliação contínua poderão efectuar o exame final(100%).  A utilização de informação/meios não expressamente indicados pelo docente durante a frequência/exame implica a reprovação na UC
Processo de ensino-aprendizagem De forma a desenvolver as competências de diagnóstico genérico das políticas de RH e de as articular com as principais políticas de Gestão utilizar-se-ão as seguintes metodologias:
1. Expositivas dos principais conteúdos teóricos;
2. Discussão de casos práticos;
3. Resolução de exercícios;

Observações
Bibliografia básica - Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.
- Tyson, S. e York, A. (2005) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier.
- Crawshaw, Budhwar & Davis (Eds.) (2014). HRM: Strategic and International Perspective. Sage.
- Sekiou, Blondin, Fabi, Peretti, Bayad, Alis e Chevalier (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa, Instituto Piaget.
Bibliografia complementar - Caetano, A. e Vala, J. (2002). Gestão de Recursos Humanos - Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: Editora RH.
- Cowling, A. e Mailer, C. (2003). Gerir Recursos Humanos. Porto: Publicações Dom Quixote.
- Iddenkinge, C., Roth, P., Putka, D. e Lanivich, S. (2011). Are you interested? A meta-analysis of relations between vocational interests and employee performance and turnover. Journal of Applied Psychology, 96 (6), 1167-1194.
- Ivancevich, J (2008). Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: McGraw-Hill
- Kalinoski, Z., Steele-Johnson, D., Peyton, E., Leas, K., Steinke, J. e Bowling, N. (2013). A meta-analytic evaluation of diversity training outcomes. Journal of Organizational Behavior, 34, 1076-1104.
- Martinez, L., Ferreira, A. E Lopes, M. (2013). Gerir pessoas: Exemplos de boas práticas em Portugal. Lisboa:Edições Sílabo.
- Sekiou, Blondin, Fabi, Peretti, Bayad, Alis e Chevalier (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa, Instituto Piaget.
- Williams, M., McDaniel, M.. e Nguyen, N. (2006). A Meta-Analysis of the Antecedents and Consequences of Pay Level Satisfaction. Journal of Applied Psychology, 91 (2), 392-413.