Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LETI , LEI , LEI-PL

Mecânica e Electricidade (1 º Sem 2019/2020)

Código: L2103
Acrónimo: L2103
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 36.0 h/sem 18.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2014/2015
Pré-requisitos Não tem.
Objectivos A unidade curricular de Mecânica e Electricidade tem por objectivo principal proporcionar aos alunos uma formação básica em termos de cálculo na óptica das ciências de engenharia. Procura também destacar o papel fundamental da Física (mecânica, gravitação, electricidade, magnetismo) e Electrotecnia (análise de circuitos com componentes passivos lineares) na formação dos alunos e a sua importância para as diversas disciplinas de engenharia do curso.
Programa CP 1. Modelos, Unidades  e Cálculo
CP 2. Movimento unidimensional
CP 3. Movimento bi-dimensional
CP 4. Leis de Newton
CP 5. Energia
CP 6. Energia Potencial
CP 7. Gravitação e Campos de Forças
CP 8. Campo eléctrico
CP 9. Potencial eléctrico
CP 10. Corrente Eléctrica e Resistência
CP 11. Capacidade e dieléctricos
CP 12. Campo magnético e bobinas
Processo de avaliação A disciplina pode ser realizada de duas maneiras:
i) Prova escrita no final do semestre, numa das épocas de avaliação disponíveis
ii) Dois testes escritos. O primeiro teste é realizado no decorrer do semestre (semana 8 - 1/11). O segundo teste é realizado no dia do primeiro exame. Não há nota mínima nos testes e cada um conta 1/2 da nota final. A nota final é calculada como a média do dois testes. Os estudantes com uma nota final de 10 valores ou mais passam à cadeira.
Processo de ensino-aprendizagem Os conteúdos da UC são expostos através de aulas teóricas, e sempre que possível são ilustrados com exemplos práticos. Os alunos são motivados a aplicar as competências adquiridas em aulas práticas semanais, onde o aluno aprende e resolve por si próprio diversos exercícios. Sugere-se um tempo de trabalho autónomo de cerca de 3 horas semanais para consulta da bibliografia, revisão de matéria, e resolução de exercícios propostos. Existem também sessões de apoio individual, sempre que solicitadas.
Observações Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível no e-learning. A disciplina é leccionada em Português.

Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica - Introdução às Bases de Engenharia I/II, Disponíveis na Danka, código 273.
- Exercícios de Física, Disponíveis na Danka, código 154.
- Physics for Scientists and Engineers, 6th Edition, Autores: R. A. Serway & J. W. Jewett, Edição Thomson/Brooks Cole, disponível na livraria do ISCTE. (Inglês)

Bibliografia complementar - Princípios de Física, Volume 1, Mecânica Clássica, Autores: R. A. Serway & J. W. Jewett, Edição Thomson, disponível na livraria do ISCTE. (Tradução em Português do Brasil da 3ª Edição do Livro da Cadeira)
- Princípios de Física, Volume 3, Eletromagnetismo, Autores: R. A. Serway & J. W. Jewett, Edição Thomson, disponível na livraria do ISCTE. (Tradução em Português do Brasil da 3ª Edição do Livro da Cadeira)
- Introdução à Física, 2ª Edição, Autores: J. D. Deus, M. Pimenta, A. Noronha, T. Peña & P. Brogueira, Edição McGraw-Hill. (Português, física de nível universitário)
- Feynman Lectures on Physics, Autor: R. P. Feynmann, Edição Addison Wesley (Inglês, física de nível universitário)
- Physics for Poets, 5th Edition, Autor: R. H. March, Edição McGraw-Hill Higher Education. (Inglês, divulgação, vista geral de toda a física e sua evolução histórica, pouca ou nenhuma matemática)