Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LS , LS-PL

Sociologia das Organizações (2 º Sem 2018/2019)

Objectivos

Sociologia das Organizações

Licenciatura em Sociologia
Licenciatura em Sociologia (PL)

Objectivos Gerais

O programa desta cadeira desenvolve-se em torno do estudo sociológico das organizações formais e complexas. Trata-se geralmente de organizações de dimensão significativa e de natureza "burocrática". Refere-se como exemplos, empresas industriais, empresas de serviços, repartições administrativas, universidades, hospitais, etc. e todas as outras sub-espécies. O objectivo principal da cadeira é introduzir os fundamentos da teoria organizacional através do estudo da burocracia e os modelos organizacionais que têm vindo a emergir como alternativos ao modelo burocrático. Ao longo do semestre abordar-se-á várias perspectivas que procurem compreender as condições contextuais propícias para a estruturação e o funcionamento de modelos organizacionais com diversos graus de burocracia. Finalmente abordar-se-á a evolução dos modelos organizacionais com a introdução de mecanismos que aparentam inovações em relação ao modelos burocráticos e tayloristas.