Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LP

Psicologia Social (1 º Sem 2018/2019)

Código: L5200
Acrónimo: L5200
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 15.0 h/sem 15.0 h/sem 9.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 40.0 h/sem 110.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Esta Unidade Curricular pretende constituir uma introdução geral às principais orientações teóricas, níveis de análise, processos básicos e áreas de interesse da Psicologia Social, alertando para a natureza inerentemente social e cultural de uma variedade de fenómenos e processos psicológicos e procurando estimular o interesse pela aplicação desta perspectiva a questões da actualidade
Programa CP1. Introdução à Psicologia Social  
CP2. Interacção social, self e identidade, formação de impressões
CP3. Grupos e processos de influência social
CP4. Aplicações da Psicologia Social
Processo de avaliação Avaliação periódica:
1) participação nas aulas TP e PL;
2) frequência (matéria abordada nas teóricas) (40%);
3) 1 relatório indiv de uma aula TP (20%);
4) 1 ensaio indiv sobre aulas TP (20%);
4) 1 trabalho grupo sobre uma dinâmica desenvolvida numa PL (20%).
Ficam aprovados os alunos que, tendo nota superior a 7.5 no relatório da TP  e superiores a 9.5 nos outros elementos, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores.
Avaliação final: exame escrito (1ª e/ou 2ª épocas).
Processo de ensino-aprendizagem As metodologias de ensino são:
- expositivas (aulas T)
- activas e participativas: exercícios em grupo, análise e discussão de filmes (aulas TP);
- dinâmicas de grupo (PL).
O tempo de trabalho autónomo (110h) é distribuído do seguinte modo: 50h T (14h ensaio + 34h preparação + 2h teste); 30h preparação para as TP (visionamento de vídeos, leituras, realização de relatórios); 30h trabalho de grupo das PL (leituras + preparação do trabalho).
Observações
Bibliografia básica Leyens, J.-Ph., & Yzerbyt, V. (2011). Psicologia Social. Lisboa: Edições 70.
Lima, M.L.P. (2018). Nós e os outros: o poder dos laços sociais. Lisboa: Fundaçãp Francisco Manuel dos Santos.
Smith, E., & Mackie, D. (2007). Social Psychology (3rd edition). New York : Worth Pub.
Vala, J., & Monteiro, M.B. (orgs.) (2013). Psicologia Social. (capítulos 2, 3, 6, 8). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Bibliografia complementar Hewstone, M., Stroebe, W., & Jonas, K. (Eds.) (2012). Introduction to Social Psychology: An European perspective (5rd ed). London: Blackwell Publishers.
Taylor, S. E., Peplau, A. L., & Sears, D. O. (2006). Social Psychology (12th ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

Em cada aula será ainda fornecida bibliografia específica.