Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LP

Psicologia Social (1 º Sem 2018/2019)

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:

Aula PL 6

Dinâmica de coesão de grupo.

Avaliação da UC com os alunos e alunas

06/12/2018 11:00 (Sala AA3.26) Aula Laboratorial Substituta (da aula de 07-12-2018)

Modificado em 09/12/2018 23:26 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 22 estudantes. Turmas: PA3

Aula PL 6

Dinâmica de coesão de grupo.

Avaliação da UC com os alunos e alunas

06/12/2018 09:30 (Sala AA3.26) Aula Laboratorial Substituta (da aula de 07-12-2018)

Modificado em 09/12/2018 23:27 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 16 estudantes. Turmas: PA1

Aula PL 6

Dinâmica de coesão de grupo.

Avaliação da UC com os alunos e alunas

05/12/2018 09:30 (Sala 1E04) Aula Laboratorial Substituta (da aula de 05-12-2018)

Modificado em 09/12/2018 23:28 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 10 estudantes. Turmas: PA4

Aula PL 6

Dinâmica de coesão de grupo.

Avaliação da UC com os alunos e alunas

04/12/2018 09:30 (Sala AA3.25) Aula Laboratorial Substituta (da aula de 07-12-2018)

Modificado em 09/12/2018 23:28 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 15 estudantes. Turmas: PA2

PL5 - Exercício de negociação

Exerecício de negociação intergrupal "O Drácula ergue-se do túmulo"

30/11/2018 13:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 09/12/2018 23:27 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 10 estudantes. Turmas: PA4

Exercício sobre polarização grupal

Exercício sobre polarização grupal.

30/11/2018 11:00 (Sala 2E06) Aula Teórico-Prática

Modificado em 04/12/2018 13:39 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 26 estudantes. Turmas: PA4, PA2

PL5 - Exercício de negociação

Exerecício de negociação intergrupal "O Drácula ergue-se do túmulo"

28/11/2018 13:00 (Sala AA3.40) Aula Laboratorial Substituta (da aula de 30-11-2018)

Modificado em 28/11/2018 15:44 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 27 estudantes. Turmas: PA3

Polarização grupal

Exercício sobre polarização grupal.

28/11/2018 11:00 (Sala C6.08) Aula Teórico-Prática

Modificado em 29/11/2018 13:56 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 46 estudantes. Turmas: PA3, PA1

T10 - aplicação aos processos de decisão em grupo

Influência social e decisões em grupo

-polarização grupal
-pensamento de grupo
-

As decisões em grupo são melhores ou piores?

-O resultado do processo de decisão em grupo reflecte a norma e os valores do grupo.
-A coesão e a identificação com o grupo só são um problema se a diversidade não for valorizada nas normas do grupo
Bibliografia

Baron, R.S., Kerr, N.L., & Miller, N. (1996). Social influence and conformity. In Group processes, group decision, group action. (pp. 70-79). Buckingham: Open University Press.

Brown, R. (1988). Social influences in groups. In Group processes: Dynamics within and between groups (2nd ed). (pp. 142-162). London: Blackwell.

Janis, I.L. (1982). Groupthink. Psychological studies of policy decisions and fiascoes. Boston: Houghton Mifflin Company.

Jesuíno, J.C. (1987). Processos de liderança. Lisboa: Livros Horizonte.

Jesuíno, J.C., & Pissarra, J. (2013). Estruturas e dinâmicas de grupo. In J. Vala, & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9º ed, pp. 365-433). Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Leyens, J.Ph, Yzerbit, V. (2000). Psicologia Social. Lisboa : Ediçoes 70.(cap 7 e 8: pags 191-198)

Moscovici, S. , & Zavalloni, M. (1969). The group as a polarizer of attitudes. Journal of Personality and Social Psychology, 12, 125-135.

Myers, D. G., & Bishop, G. D. (1970). Discussion effects on racial attitudes. Science, 169, 778-779.

Stoner, A.F. (1968). Risky and cautious shifts in group decisions: The influence of widely held values. Journal of Experimental Social Psychology, 4, 442-459.

Van Avermaet, E. (2001). Social influence in small groups. In M. Hewstone, W. Stroebe,& G. Stephenson (Eds). Introduction to Social Psychology (3rd edn, pp. 487-529). London: Blackwell Press.

26/11/2018 11:00 (Sala Auditório 1) Aula Teórica

Modificado em 28/11/2018 15:57 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 55 estudantes. Turmas: PA4, PA3, PA2, PA1

Relações sociais e saúde.

Exercício sobre relações sociais e saúde.

23/11/2018 11:00 (Sala 2E06) Aula Teórico-Prática

Modificado em 25/11/2018 10:53 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 28 estudantes. Turmas: PA4, PA2

PL5 - Exercício de negociação

Exerecício de negociação intergrupal "O Drácula ergue-se do túmulo"

21/11/2018 13:00 (Sala C4.01) Aula Laboratorial Substituta (da aula de 23-11-2018)

Modificado em 28/11/2018 15:45 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 18 estudantes. Turmas: PA1

Relações sociais e saúde

Exercício sobre relações sociais e saúde.

21/11/2018 11:00 (Sala C6.01) Aula Teórico-Prática

Modificado em 25/11/2018 10:53 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 42 estudantes. Turmas: PA3, PA1

PL5 - Exercício de negociação

Exerecício de negociação intergrupal "O Drácula ergue-se do túmulo"

21/11/2018 09:30 (Sala AA3.30) Aula Laboratorial Substituta (da aula de 23-11-2018)

Modificado em 28/11/2018 15:45 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 12 estudantes. Turmas: PA2

Relações sociais e saúde

Integração social e saúde; solidão e doença

Processos que justificam a ligação da integração social à saúde: Ligação (bonding) e Associação (bridging)

Pertença a grupos sociais e saúde

19/11/2018 11:00 (Sala Auditório 1) Aula Teórica

Modificado em 28/11/2018 15:56 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 45 estudantes. Turmas: PA4, PA3, PA2, PA1

PL4 - Exercicio de funcionamento em grupo

Exercício de funcionamento em grupo e observação da organização do grupo: Torre de esparquete e O ovo voador.

16/11/2018 13:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 28/11/2018 15:47 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 12 estudantes. Turmas: PA4

Exercício sobre inflência minoritária e desvio

Exercício sobre inflência minoritária e desvio.

16/11/2018 11:00 (Sala 2E06) Aula Teórico-Prática

Modificado em 18/11/2018 19:54 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 25 estudantes. Turmas: PA4, PA2

PL4 - Exercicio de funcionamento em grupo

Exercício de funcionamento em grupo e observação da organização do grupo: Torre de esparquete e O ovo voador.

16/11/2018 09:30 (Sala C6.01) Aula Laboratorial

Modificado em 28/11/2018 15:47 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 22 estudantes. Turmas: PA3

Exercício sobre inflência minoritária e desvio

Exercício sobre inflência minoritária e desvio.

14/11/2018 11:00 (Sala C6.01) Aula Teórico-Prática

Modificado em 18/11/2018 19:54 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 48 estudantes. Turmas: PA3, PA1

T8 - Resistência à autoridade e Influência minoritária

Críticas à perspetiva da homogeneização como processo dominante da influência social
A influência muinoritária e os estudos de Serge Moscovici
Aspetos partyiculares da influência minoritária
Modelos explicativos da influência social que incluam tanto os processos de homogenização como de resistência:
- modelos duais
- modelos de processo único

12/11/2018 11:00 (Sala Auditório 1) Aula Teórica

Modificado em 28/11/2018 15:53 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 51 estudantes. Turmas: PA4, PA3, PA2, PA1

PL4 - Exercicio de funcionamento em grupo

Exercício de funcionamento em grupo e observação da organização do grupo: Torre de esparquete e O ovo voador.

09/11/2018 13:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 28/11/2018 15:48 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 14 estudantes. Turmas: PA2

Experiências clássicas (Milgram e Zimbardo)

Análise e discussão de vídeos: Experiências clássicas (Milgram e Zimbardo)

09/11/2018 11:00 (Sala 2E06) Aula Teórico-Prática

Modificado em 11/11/2018 22:47 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 23 estudantes. Turmas: PA4, PA2

PL4 - Exercicio de funcionamento em grupo

Exercício de funcionamento em grupo e observação da organização do grupo: Torre de esparquete e O ovo voador.

09/11/2018 09:30 (Sala C6.01) Aula Laboratorial

Modificado em 28/11/2018 15:48 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 19 estudantes. Turmas: PA1

Experiências clássicas (Milgram e Zimbardo)

Análise e discussão de vídeos: Experiências clássicas (Milgram e Zimbardo)

07/11/2018 11:00 (Sala C6.01) Aula Teórico-Prática

Modificado em 11/11/2018 22:47 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 45 estudantes. Turmas: PA3, PA1

Processos de influência social II: submissão à autridade e às normas sociais

Processos de influência social II: submissão à autridade e às normas sociais

•A autoridade como força de homogeneizaçaõ do grupo: os estudos de milgram
- As expectativas de papel lcomo guias de ação e de reprodução social: o estudo de Zimbardo

Bibliografia

Brown, R. (1988). Social influence in groups. In Group processes: Dynamics within and between groups (2nd ed). (pp. 90-123). London: Blackwell.

Garcia-Marques, L., Ferreira, M.B., & Garrido, M.V. (2013). Processos de influência social. In J. Vala, & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9ª ed, pp. 245-324). Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Lima, ML (2018). Os laços com os outros na construção da nossa forma de estar no mundo. In Nós e os outros: o poder dos laços sociais. Lisboa: Fundação Francisco Mnauel dos Santos.

Em primeira mão

•Kassin, S.M., & Kiechel, K.L. (1996). The social psychology of false confessions: Compliance, internalisation and confabulation. Psychological Science, 7, 125- 128.
•Milgram, S. (1963). Behavioural study of obedience. Journal of Abnormal and Social Psychology, 67, 371-378.
•Zimbardo, P. G. (1999). The Stanford Prison Experiment. Retirado de http://www.prisonexp.org/ em 26/11/2006.

05/11/2018 11:00 (Sala Auditório 1) Aula Teórica

Modificado em 09/11/2018 00:13 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 56 estudantes. Turmas: PA4, PA3, PA2, PA1

PL3 ~- Janela de Johari

Exercício de Dinâmida de grupos: A janla de Johari

02/11/2018 13:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 09/11/2018 00:09 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 14 estudantes. Turmas: PA4

Formação de normas

Exerecício: Formação de normas.

02/11/2018 11:00 (Sala 2E06) Aula Teórico-Prática

Modificado em 05/11/2018 09:38 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 22 estudantes. Turmas: PA4, PA2

PL3 ~- Janela de Johari

Exercício de Dinâmida de grupos: A janla de Johari

02/11/2018 09:30 (Sala C6.01) Aula Laboratorial

Modificado em 09/11/2018 00:08 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 23 estudantes. Turmas: PA3

Formação de normas

Exercício: Formação de normas.

31/10/2018 11:00 (Sala C6.01) Aula Teórico-Prática

Modificado em 05/11/2018 09:38 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 37 estudantes. Turmas: PA3, PA1

Processos de influência social I: Homogeneização

Processos de influência social I:

•A influência dos outros no nosso comportamento é grande, embora sub-estimada
•As normas sociais, quadros de referência essenciais na organização da vida colectiva
•A formação de normas e a interacção social
• Normas sociais descritivas e prescritivas
•O conformismo às pressões de grupo: caraterização do fenómeno e os fatores que o explicam
Referências:

Garcia-Marques, L., Ferreira, M.B., & Garrido, M.V. (2013). Processos de influência social. In J. Vala, & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9ª ed, pp. 245-324). Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Jesuíno, J.C., & Pissarra, J. (2013). Estruturas e dinâmicas de grupo. In J. Vala, & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9º ed, pp. 365-433). Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Leyens, J.Ph, Yzerbit, V. (2000). Psicologia Social. Lisboa : Edições 70.(cap 1: pags 141-164) Baron, R.S., Kerr, N.L., & Miller, N. (1996). Social influence and conformity. In Group processes, group decision, group action. (pp. 60-91). Buckingham: Open University Press.

Smith, E., & Mackie, D. (2000). Social Psychology. New York : Worth Pub. (cap 13: pp 555-595).

A pesquisa em primeira mão:

Cialdini, R.B. (2005). Basic Social influence is underestimated. Psychological Inquiry, 16, 158-161. (http://www.leaonline.com/doi/pdf/10.1207/s15327965pli1604_03)

Pereira, S., & Lima, M.L. (2016). «O meu e o dos outros».Avaliação de normas de consumo de álcool em estudantes universitários. In M.L. Lima, S. Marques, S. Bernardes & S. Pereira (Eds.), Psicologia Social da Saúde: Investigação e Intervenção em Portugal - Volume 2 (pp.29-49). Lisboa: Sílabo.

29/10/2018 11:00 (Sala Auditório 1) Aula Teórica

Modificado em 09/11/2018 00:08 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 67 estudantes. Turmas: PA4, PA3, PA2, PA1

PL3 ~- Janela de Johari

Exercício de Dinâmida de grupos: A janla de Johari

26/10/2018 13:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 09/11/2018 00:04 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 13 estudantes. Turmas: PA2

Exercício sobre desempenho em grupo.

Exercício sobre desempenho em grupo.

26/10/2018 11:00 (Sala 2E06) Aula Teórico-Prática

Modificado em 28/10/2018 10:24 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 26 estudantes. Turmas: PA4, PA2

PL3 ~- Janela de Johari

Exercício de Dinâmida de grupos: A janla de Johari

26/10/2018 09:30 (Sala C6.01) Aula Laboratorial

Modificado em 09/11/2018 00:04 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 21 estudantes. Turmas: PA1

Exercício sobre desempenho em grupo.

Exercício sobre desempenho em grupo.

24/10/2018 11:00 (Sala C6.01) Aula Teórico-Prática

Modificado em 28/10/2018 10:23 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 47 estudantes. Turmas: PA3, PA1

Grupos: definição, funções e estrutura

O que é um grupo?

Kurt Lewin e a dinâmica de grupos

Porque formamos grupos?

Estrutura de grupos

• afetiva
•de interação

Bibliografia da aula:

Jesuíno, J.C., & Pissarra, J. (2013). Estruturas e dinâmicas de grupo. In J. Vala, & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9º ed, pp. 365-433). Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

Smith, E. & Mackie., D (1995). Social Psychology (Cap 13). New York, NY: Worth Pubs.

Textos de apoio:

Azevedo, C. B. (1969). Os Laboratórios de Sensibilidade e o Desenvolvimento das Organizações. Rev. Adm. Empresarial, 9(3), 43-63.
Forsyth, D. R. (2008). Group dynamics. In A. Marturano & J. Gosling (Eds.), Key concepts in leadership studies (pp. 71-74). London: Routlege.
Hogg, M.A., Hohman, Z.P., & Rivera, J.E. (2008). Why Do People Join Groups? Three Motivational Accounts from Social Psychology. Social and Personality Psychology Compass 2/3 (2008): 1269-1280.

22/10/2018 11:00 (Sala Auditório 1) Aula Teórica

Modificado em 25/10/2018 22:50 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 70 estudantes. Turmas: PA4, PA3, PA2, PA1

Dinâmica 2 - Mapas de identidade sociais

Objetivo: Criar um mapa visual que representa o mundo social de cada pessoa, que reflita as características das identidades sociais relevantes e a sua inter-relação.

Referência

Cruwys, T., Steffens, N. K., Haslam, S. A., Haslam, C., Jetten, J., & Dingle, G. A. (2016). Social Identity Mapping: A procedure for visual representation and assessment of subjective multiple group memberships. British Journal of Social Psychology, 55(4), 613-642. doi:10.1111/bjso.12155

19/10/2018 13:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 25/10/2018 22:46 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 14 estudantes. Turmas: PA4

Desempenho na presença de outros

Exercício: Desempenho na presença de outros.

19/10/2018 11:00 (Sala 2E06) Aula Teórico-Prática

Modificado em 20/10/2018 10:47 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 25 estudantes. Turmas: PA4, PA2

Dinâmica 2 - Mapas de identidade sociais

Objetivo: Criar um mapa visual que representa o mundo social de cada pessoa, que reflita as características das identidades sociais relevantes e a sua inter-relação.

Referência

Cruwys, T., Steffens, N. K., Haslam, S. A., Haslam, C., Jetten, J., & Dingle, G. A. (2016). Social Identity Mapping: A procedure for visual representation and assessment of subjective multiple group memberships. British Journal of Social Psychology, 55(4), 613-642. doi:10.1111/bjso.12155

19/10/2018 09:30 (Sala C6.01) Aula Laboratorial

Modificado em 25/10/2018 22:46 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 28 estudantes. Turmas: PA3

Desempenho na presença de outros

Exercício: Desempenho na presença de outros.

17/10/2018 11:00 (Sala C6.01) Aula Teórico-Prática

Modificado em 20/10/2018 10:47 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 46 estudantes. Turmas: PA3, PA1

Aula 4: Os outros antes de interagir

Aula 4: Os outros antes de interagir:
O efeito da mera presença de outrém
-Facilitação social
-Apatia social
Bibliografia específica
Leyens, J.Ph, Yzerbit, V. (2000). Psicologia Social. Lisboa : Ediçoes 70.(cap 1: pags 17-22; 232-242)

Pesquisa em 1ª mão

Batista, M.T., & Lima, M.L. (2013). Quem está comendo comigo?: Influência social indirecta no comportamento alimentar ambivalente. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(1), 113-121.
Blascovich, J., Mendes, W.B., Hunter,S.B., & Salomon, K. (1999). Social "facilitation" as challenge and threat. Journal of Personality and Social Psychology, 77, 68-77.
Darley, J.M., & Latané, B. (1968). Bystander intervention in emergencies: Difusion of responsability. Journal of Personality and Social Psychology, 8, 377-383. (tradução de Carla Mouro).

15/10/2018 11:00 (Sala Auditório 1) Aula Teórica

Modificado em 20/10/2018 15:24 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 69 estudantes. Turmas: PA4, PA3, PA2, PA1

Dinâmica 2 - Mapas de identidade sociais

Objetivo: Criar um mapa visual que representa o mundo social de cada pessoa, que reflita as características das identidades sociais relevantes e a sua inter-relação.

Referência

Cruwys, T., Steffens, N. K., Haslam, S. A., Haslam, C., Jetten, J., & Dingle, G. A. (2016). Social Identity Mapping: A procedure for visual representation and assessment of subjective multiple group memberships. British Journal of Social Psychology, 55(4), 613-642. doi:10.1111/bjso.12155

12/10/2018 13:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 14/10/2018 00:18 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 16 estudantes. Turmas: PA2

Exercício Self e Identidade

Exercício Self e Identidade

12/10/2018 11:00 (Sala 2E06) Aula Teórico-Prática

Modificado em 14/10/2018 17:31 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 27 estudantes. Turmas: PA4, PA2

Dinâmica 2 - Mapas de identidade sociais

Objetivo: Criar um mapa visual que representa o mundo social de cada pessoa, que reflita as características das identidades sociais relevantes e a sua inter-relação.

Referência

Cruwys, T., Steffens, N. K., Haslam, S. A., Haslam, C., Jetten, J., & Dingle, G. A. (2016). Social Identity Mapping: A procedure for visual representation and assessment of subjective multiple group memberships. British Journal of Social Psychology, 55(4), 613-642. doi:10.1111/bjso.12155

12/10/2018 09:30 (Sala C6.01) Aula Laboratorial

Modificado em 14/10/2018 00:18 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 18 estudantes. Turmas: PA1

Exercício Self e Identidade

Exercício Self e Identidade

10/10/2018 11:00 (Sala C6.01) Aula Teórico-Prática

Modificado em 14/10/2018 17:30 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 47 estudantes. Turmas: PA3, PA1

Self e identidade 2

-O self é contruído com base no auto-conceito e na auto-estima
-A auto-estima é fundamental para o nosso bem estar, e há toda uma série de processos sociais que nos ajudam a manter a auto-estima positiva
-A ideia que fazemos de nós tem uma base ilusória e é construída com os outros
-A identidade procura manter alguns pilares na relação entre o passado e o presente
Bibliografia

Smith, E. & Mackie., D (1995). Social Psychology (Cap 3). New York, NY: Worth Pubs.

Leyens, J. P. & Yzerbyt, V. (1999). Psicologia social (Cap. 2 e 3). Lisboa, PT: Edições 70.

Lima, M.L. (2018). Os laços com os outros na construção de quem somos. In Nós e os outros: o poder dos laços sociais (pp. 11-35). Lisboa : FFPM

A pesquisa em primeira mão:

Bernardes, S., & Lima, M.L. (2005). Otimismo comparativo e percepções de controlo face à saúde na adolescência: Existirão diferenças etárias? Estudos de Psicologia, 10(3), 335-344.

França, D.X. & Monteiro, M. B. (2002). Identidade racial e preferência em crianças brasileiras de cinco a dez anos. Psicologia, 16(2), 293- 323

08/10/2018 09:00 (Sala Auditório 2) Aula Teórica

Modificado em 14/10/2018 00:15 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 59 estudantes. Turmas: PA4, PA3, PA2, PA1

Dinâmica 1 - Quem sou?

Dinâmica 1 - Quem sou?

Dinâmicade grupo com o objetivo de promover o auto e hetero cnhecimento.

28/09/2018 13:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 14/10/2018 00:04 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 7 estudantes. Turmas: PA4

Níveis de Análise em Psicologia

Exercício "Níveis de Análise em Psicologia".

28/09/2018 11:00 (Sala 2E06) Aula Teórico-Prática

Modificado em 29/09/2018 22:10 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 21 estudantes. Turmas: PA4, PA2

Dinâmica 1 - Quem sou?

Dinâmica 1 - Quem sou?

Dinâmicade grupo com o objetivo de promover o auto e hetero cnhecimento.

28/09/2018 09:30 (Sala C6.01) Aula Laboratorial

Modificado em 14/10/2018 00:03 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 23 estudantes. Turmas: PA3

Níveis de Análise em Psicologia

Exercício "Níveis de Análise em Psicologia".

26/09/2018 11:00 (Sala C6.01) Aula Teórico-Prática

Modificado em 29/09/2018 22:09 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 46 estudantes. Turmas: PA3, PA1

Self e Identidade 1

•As Selfies em Psicologia Social
-Necessidade de Pertencer
-Necessidade de Compreender
-Necessidade de Auto-estima
•Auto-conceito
-O que é
-Como se forma
-Auto conceito e os outros
-Coerência e complexidade do self
Bibliografia

Leyens, J.-Ph., & Yzerbyt, V. (2011). Psicologia Social. Lisboa: Edições 70. (Cap 1: pags 17-32)

Smith, E. & Mackie., D (1995). Social Psychology (Cap 4). New York, NY: Worth Pubs.

A pesquisa em primeira mão:

Marques, S., Lima, M.L., Abrams, D., & Swift, H. (2014). Will to live in older people's medical decisions: immediate and delayed effects of aging stereotypes. Journal of Applied Social Psychology, 44(6), 399-408.

Martins, A., & Calheiros, M. M. (2012). Construction of a Self-Complexity Scale for Adolescents. Psychological Assessment, 24(4), 973-982

24/09/2018 11:00 (Sala Auditório 1) Aula Teórica

Modificado em 14/10/2018 00:12 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 68 estudantes. Turmas: PA4, PA3, PA2, PA1

Dinâmica 1 - Quem sou?

Dinâmica 1 - Quem sou?

Dinâmicade grupo com o objetivo de promover o auto e hetero cnhecimento.

21/09/2018 13:00 (Sala C5.06) Aula Laboratorial

Modificado em 14/10/2018 00:03 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 13 estudantes. Turmas: PA2

Apresentação

Apresentação da avaliação da UC e da forma de funcionamento das TPs.

21/09/2018 11:00 (Sala 2E06) Aula Teórico-Prática

Modificado em 21/09/2018 19:14 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 18 estudantes. Turmas: PA4, PA2

Dinâmica 1 - Quem sou?

Dinâmica 1 - Quem sou?

Dinâmicade grupo com o objetivo de promover o auto e hetero cnhecimento.

21/09/2018 09:30 (Sala C6.01) Aula Laboratorial

Modificado em 14/10/2018 00:02 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 17 estudantes. Turmas: PA1

Apresentação

Apresentação da avaliação da UC e da forma de funcionamento das TPs.

19/09/2018 11:00 (Sala C6.01) Aula Teórico-Prática

Modificado em 21/09/2018 19:14 Prof. Cristina Maria Lopes Camilo Cristina Maria Lopes Camilo Presenças: 29 estudantes. Turmas: PA3, PA1

Aula 1 - Apresentação

Aula 1: Apresentação

Psicologia Social:

- o estudo das interacções humanas

História da Psicologia Social:

- Primórdios e consolidação

- Tensões:

  • Sociológica vs. psicológica
  • Níveis de análise em Psicologia Social

Bibliografia específica

  • Leyens, J.Ph, & Yzerbit, V. (2000). Psicologia Social. Lisboa : Edições 70. (cap 1)
  • Smith, E., & Mackie, D. (2007). Social Psychology. New York : Worth Pub. (cap1)

A pesquisa em primeira mão:

  • Lima, M.L., Castro, P., & Garrido, M. (2003). Identidade e diversidade na Psicologia Social - para a história da disciplina em Portugal. In M.L. Lima, P.Castro, & M. Garrido (Orgs.) Temas e Debates em Psicologia Social (pp. 11-36) . Lisboa: Livros Horizonte.
  • Bellis, M.A., Hughes,K., Sharples, O., Hennell, T., & Hardcastle, K.A. (2012). Dying to be famous: retrospective cohort study of rock and pop star mortality and its association with adverse childhood experiences. BMJ Open, e002089, http://bmjopen.bmj.com/content/2/6/e002089.short
  • Ross, L., Greene, D., & House, P. (1977). The "False Consensus Effect": An Egocentric Bias in Social Perception and Attribution Processes. Journal of Experimental Social Psychology, 13(3), 279-301.

17/09/2018 11:00 (Sala Auditório 1) Aula Teórica

Modificado em 18/09/2018 08:50 Prof. Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima Presenças: 24 estudantes. Turmas: PA4, PA3, PA2, PA1