Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LP

Métodos de Investigação Quantitativos (2 º Sem 2016/2017)

Planeamento

Aulas Teórica

Aula 1

Apresentação da Unidade Curricular.

Apresentação da Unidade Curricular:

- Ficha de Unidade Curricular

- Apresentação dos trabalhos a realizar.

Aula 2

Introdução aos estudos multifactoriais.

Introdução aos estudos multifactoriais.

Análise e interpretação de resultados de estudos multifactoriais: os efeitos principais.

Aula 3

Continuação da análise dos estudos multifactoriais.

Análise e interpretação de resultados de estudos multifactoriais: efeitos principais e efeitos de interacção.

Trabalho autónomo:

Leitura das referências propostas pela docente.

Aula 4

Designs inter-participantes e intra-participantes em estudos experimentais.

Designs inter-participantes e intra-participantes: diferenças e factores que condicionam a escolha. Designs mistos.

Continuação do estudo da interpretação de efeitos principais e efeitos de interacção.

Aula 5

Análise e discussão de resultados de estudos bifactoriais.

Análise e discussão de resultados de estudos bifactoriais; estudos 2X2 e 2X3 com planos inter-participantes e mistos.

(A apresentação dos exemplos é feita pelos alunos devido à assimetria de grupos entre turmas TP).

Aula 6

O inquérito.

O inquérito:

características

tipos de inquéritos

cuidados a ter na formulação das questões

o pre-teste

tipos de amostragem

Aulas Laboratorial

Aula 1

Aula 1 - Análise e discussão metodológica de um artigo.

Plano de aula 1

Leitura crítica e análise de artigos científicos em psicologia, com o objectivo de melhorar as competências de leitura científica.
- Estrutura de um artigo
- Análise crítica e revisão de dois artigos: "Effects of job stress and stress management on low back pain" e "Bosiness in first born girls" retirados de Meltzoff (1999)
Trabalho autónomo:

Leitura do capítulo 1 - Critical Reading - de Meltzoff (1998) Critical Thinking about research - psychology and related fields.

Aula 2

Aula 2 - Ética na investigação quantitativa em psicologia.

Plano de aula 2

Discussão sobre os principios éticos aplicados à investigação quantitativa em psicologia.
- Principios éticos e questões práticas sobre a aplicação dos principios éticos à investigação quantitativa

Trabalho autónomo:

Trabalho autónomo:

Reflexão crítica sobre os conteúdos apresentados e aplicação dos conhecimentos.

Aula 3

Aula 3 Ética na investigação quantitativa em psicologia.

Plano de aula 3

Exercícios sobre ética: consentimento informado, plano de um estudo, debriefing e má conduta. Sumarização dos aspetos éticos associados à condução e publicação de investigação.
- Trabalho em grupo
Trabalho autónomo:
Trabalho autónomo:

Reflexão e aplicação das orientações práticas para a condução de estudos.

Aula 4

Aula 4 - Desenvolvimento de escalas, validação e fidelidade

Aula 4 - Desenvolvimento de escalas, validação e fidelidade

Aula 5

Aula 5 - Desenvolvimento de escalas, validação e fidelidade

Aula 5 - Desenvolvimento de escalas, validação e fidelidade

Fidelidade

Fidelidade Teste- Reteste

Fidelidade Forma Alternada

Consistência Interna

Fidelidade Inter -juízes

Validade

Validade de Conteúdo

Validade de Critério: validade concorrente e validade preditiva

Validade de Construto : validade convergente e validade divergente

Exercicios

Trabalho autónomo:

Aplicação dos conhecimentos adquiridos e leitura de capítulo.

Aula 6

Aula 6 - Desenvolvimento de escalas, validação e fidelidade

Plano de aula 6

Aula 6 - Desenvolvimento de escalas, validação e fidelidade

Aulas Teórico-Prática

Aula 1

Estudos experimentais, quase-experimentais e correlacionais - conceitos básicos.

Exercícios de planeamento de um estudo para revisão de conceitos básicos relativos aos estudos experimentais/quase experimentais e correlacionais e identificação das respectivas diferenças:

- definição do problema

- formulação da hipótese

- distribuição dos participantes por condições (estudos experimentais e quase-experimentais)

- aspectos relativos à operacionalização de variáveis independentes (estudos experimentais e quase-experimentais)

- níveis das variáveis independentes (estudos experimentais e quase-experimentais)

- aspectos relativos à operacionalização das variáveis (dependentes)

- tipo de análise de resultados

- validade interna e externa de cada um dos tipos de estudo.

Trabalho autónomo:

Revisão conceitos básicos. Recomenda-se leitura material na plataforma de e-learning.

Aula 2

Apresentação de artigos pelos alunos e análise e discussão metodológica dos mesmos.

Apresentação de artigos pelos alunos e análise e discussão metodológica dos mesmos.

(Este plano de aula foi repetido em 4 aulas TPs)

Trabalho autónomo:

Leitura, análise e preparação de um artigo para apresentar numa das aulas destinadas ao afeito.

Leitura e análise de mais 4 artigos, (de entre os apresentados pelos colegas) para elaboração de uma pergunta e uma resposta a enviar ao professor da Uc através do e-learning.

Aula 3

Análise dos dados recolhidos no âmbito do Trabalho de Grupo.

Análise dos dados recolhidos no âmbito do Trabalho de Grupo (SPSS):

-análise descritiva dos dados

- testes t para amostras independentes; one-way anovas

- correlações

Aula 4

Inquérito - Análise de vários exemplares.

Análise crítica de vários inquéritos, tendo em conta as recomendações para a elaboração de inquéritos.

Aula 5

Análise e interpretação de efeitos de interacção.

Análise e interpretação de efeitos de interacção de 2ª e 3ª ordem em estudos experiemntais e correlacionais - exemplos práticos.

Aula 6

Informação contida nos títulos dos artigos.

Informação contida nos títulos dos artigos:

- relativamente ao tipo de estudo

- relativamente às variáveis e seu estatuto na investigação

- relativamente aos resultados do estudo.

Aspectos de "estilo" na elaboração de títulos.

Trabalho autónomo:

Aplicação dos conhecimentos obtidos no exercício da aula a outros tipos de artigos.

Aula 7

Efeitos de interacção de 3ª ordem

Análise e interpretação dos resultados de um estudo com 3 variáveis independentes (2X2X2):

efeitos principais; efeitos de interacção de 2º ordem; efeito de interacção de 3ª ordem.