Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LETI , LEI , LEI-PL , LIGE , LIGE-PL

Programação Orientada para Objectos (2 º Sem 2019/2020)

Código: L5315
Acrónimo: L5315
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 18.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 55.0 h/sem 95.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Aprovação a Introdução à Programação
Objectivos Atingir um nível de programação que permita desenvolver aplicações de média escala em colaboração. Aprender os principais conceitos associados a linguagens de alto nível orientadas para objetos.
Programa CP1. Modularização física e encapsulamento
CP2. Herança e Polimorfismo
CP3. Interfaces
CP4. Coleções e classes genéricas
CP5. Biblioteca standard do Java (principais estruturas de dados)
CP6. Exceções e tratamento de erros
CP7. Leitura e escrita de ficheiros
CP8. Introdução ao planeamento de projetos, teste e documentação
CP9. Introdução aos padrões de desenho
Processo de avaliação Trabalho Final (TF, 2 entregas e discussão); teste (T, 1ª ou 2ª Ep.), Mini-testes (MT). Nota final: 90% * T + 10% * MT.

Obrigatória aprovação no TF para acesso ao T. Entrega intercalar do TF poderá ser eliminatória. Classificação TF define o limite máximo para a nota final:
A - max. 20
B - max. 16
C - max. 13
D - Reprovação à UC
Assiduidade não é usada como critério de avaliação ou
reprovação. Veja Observações (abaixo) para mais informação.
Processo de ensino-aprendizagem Aulas em sala de computadores (teórico-práticas 18h e práticas 36h) com breves exposições teóricas seguidas de exercícios. O trabalho final é acompanhado em algumas aulas práticas e em horário de dúvidas.
Esperam-se aproximadamente 5h / semana de trabalho autónomo.
Observações Esta disciplina tem como pré-requisito (precedência) a aprovação a Introdução à Programação.

Esta disciplina é fundamental para as UC de Programação Concorrente e Distribuída e Engenharia de Software e funciona em coordenação com Algoritmos e Estruturas de Dados.

A maioria das disciplinas dos vários cursos envolve trabalhos de programação em que os conhecimentos ministrados nesta UC são fundamentais. Além disso a programação a este nível é uma base fundamental da formação em qualquer curso técnico.

Estudantes que não possam cumprir o método de avaliação descrito devem contactar o coordenador nas duas primeiras semanas de aulas.

Em todos os modos de avaliação e em todas as épocas (inclusive a EEF) é obrigatória a apresentação de um trabalho prático (TF).

A nota dos mini-testes é a média dos 8 melhores dos 10 mini-testes. Se não for entregue um mínimo de 6 mini-testes a nota desta componente é zero.
Bibliografia básica Y. Daniel Liang, "Introduction to Java Programming: Comprehensive Version" 10th Ed. Prentice-Hall / Pearson, 2015.

Slides available at the course web-page. (in portuguese)
Bibliografia complementar F. Mário Martins, "Java 8 POO + Construções Funcionais",
FCA - Editora de Informática, 2017. ISBN: 978-972-722-838-6 (portuguese)

Ken Arnold, James Gosling e David Holmes, "The JavaTM Programming Language", 3ª edição, Addison-Wesley, 2000.
ISBN: 0-201-70433-1

Bruce Eckel, "Thinking in Java", 3ª edição, Prentice Hall, 2002. ISBN: 0-13-100287-2

Gamma, Helm, Johnson & Vlissides (1994). Design Patterns. Addison-Wesley. ISBN 0-201-63361-2.

Java resources at http://java.sun.com;
(tutorials and Java Aplication Programming Interface)