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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LCP , CIESPP

Introdução à Ciência Política (1 º Sem 2019/2020)

Código: L5402
Acrónimo: L5402
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2019/2020
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos Aquisição de conhecimentos e de capacidade de compreensão sobre a Ciência Política enquanto disciplina genérica e, de forma introdutória, sobre os diferentes objectos políticos concretos em que ela se desdobra, com base em manuais avançados e actualizados desta unidade de conhecimento.
Programa 1. Objetos da Ciência Política
2. Métodos da Ciência Política (comparativo, experimental, estudo de caso e estudo estatístico)  
3. Behaviouralismo
4. Análise de sistemas  
5. Novos institucionalismos    
6. Escolha Racional
7. Estado Nação
8. Relação entre estado e cidadãos (autoridade e tipos legitimidade)  
9. Representação política e igualdade
10. Sistemas Eleitorais  
11. Partidos e Sistemas de partidos
12. Participação política: convencional e não convencional
13. Movimentos sociais
Processo de avaliação I - Opção avaliação contínua
a) participação nas aulas e exposição oral de grupo (30%)
c) ensaio de grupo sobre tema relacionado com a matéria (20%)
d) teste final data do exame de 1ª época (50%).
Nota: Estudantes em avaliação contínua têm que assistir a pelo menos 70% das aulas.
OU
II - Opção exame
O exame final (2ª época) é uma alternativa para os que tenham insucesso na avaliação contínua. Os estudantes que optam por avaliação não contínua podem fazer o exame na 1ª época.
Processo de ensino-aprendizagem As aulas teóricas-práticas são protagonizadas pelo docente, mas com plena abertura aos comentários e perguntas dos alunos, e as práticas consistem nas exposições orais pelos alunos, com natural envolvimento do docente e dos alunos. Os alunos contam não só com o apoio presencial do docente, dentro e fora das aulas, mas também com o caderno de textos-base da cadeira.
Observações Nenhuma
Bibliografia básica Heywood, Andrew (2013, 4ª ed.), Politics, Hampshire/New York, Palgrave Macmillan.
Lowndes, Vivien, e outros (2018), Theory and methods in political science, London, Palgrave.
Pasquino, Gianfranco (2010, 2ª ed.), Curso de Ciência Política, Cascais, Principia.
Shively, W. Phillips (2013 14ª ed.), Power and Choice: An Introduction to Political Science, New York, McGraw Hill.
Bibliografia complementar Della Porta, Donatella (2003), Introdução à Ciência Política, Lisboa, Estampa.
Fernandes, António José (2010, 3º ed.), Introdução à Ciência Política: teorias, métodos e temáticas, Porto, Porto Editora.
Freire, André (2015), O Futuro da Representação Política Democrática, Lisboa, Nova Vega.
Heywood, Andrew (2000), Key Concepts in Politics, Houndmills, Palgrave.
Hoffman, John, e Paul Graham (2006), Introduction to Political Concepts, Harlow, Pearson.
Jalali, Carlos (2017), Partidos e Sistemas Partidários, Lisboa, FFMS.
Lapierre, Jean-W. (sd), a Análise dos Sistemas Políticos, Lisboa, Rolim.
Lopes, Fernando Farelo, e André Freire (2002), Partidos políticos e sistemas eleitorais: uma introdução, Lisboa, Celta.
Tansey, Stephen (2005), Politics. The Basics, London, Routledge.
Teixeira, Conceição Pequito (2018), A Qualidade da Democracia em Portugal, Lisboa, FFMS.
Teixeira, Conceição Pequito (coord.) (2018), O Sistema Político Português. Uma Perspectiva Comparada, Cascais, Princípia.