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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LE , LFC , LGM

Economia do Turismo (1 º Sem 2018/2019)

Código: L6052
Acrónimo: L6052
Nível: 1º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2012/2013
Pré-requisitos Nenhum
Objectivos
O objectivo principal de Economia do Turismo é conhecer as bases da moderna teoria económica  no que diz respeito ao mercado turístico,  sustentabilidade da indústria do turismo e problemas ambientais. Além disso, esta UC pretende estimular o raciocínio económico dos alunos através da discussão de exemplos de casos concretos.
Programa 1.A industria turística, principais características e evolução;
2.O mercado turístico
A procura turística, procura e lazer, factores e determinantes da procura;
A Oferta turística, principais produtos e tendências de evolução da oferta; dimensões relevantes da concorrência - grau de concentração e economias de escala
3Turismo e inovação
?Inovação de serviços, inovação de produto, processo e mercado
4A empresa turística, características e determinantes da rendibilidade dos projectos empresariais, análise de caso;

5Sustentabilidade na Actividade Turística
?Impactes económicos e sociais? rendimento, emprego, receitas do estado, desenvolvimento regional.
?Impactes ambientais ? externalidades, os problemas ambientais da actividade turística, implicações politicas
Processo de avaliação A avaliação desta disciplina constará de um estudo de caso (40%), participação nas aulas (10%)* e um exame final a valer( 50%).

*A avaliação contínua implica que a assiduidade do aluno não seja inferior a 80%.

Processo de ensino-aprendizagem As aulas teóricas apresentam o instrumental teórico, levando à assimilação dos conceitos, ao desenvolvimento de raciocínio económico. As aulas teórico-práticas são um espaço para discussão interactiva entre docentes e alunos, permitindo o aprofundamento das matérias através da apresentação de casos. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Observações Espera-se que os estudantes participem activamente durante o semestre.
Bibliografia básica Cunha, Licínio (1997), Economia e Política do Turismo, Mcgraw-Hill
Matias, Álvaro (2007), Economia do Turismo, Instituto Piaget
Sinclair, T. And M.Stabler (1997) The Economics of Tourism, Routledge
Tisdell,C (2001), Tourism Economics, The Environment and Development:Analysis and Policy, Cheltenham, UK :Edward Elgar.
Bibliografia complementar Williams, A. M. and G. Shaw  (eds)  (1998) Tourism and Economic Development:European experiences, Wiley & son.

Ministério da Economia e Inovação (2006) Plano Estratégico Nacional do Turismo, consultar na internet