Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LS-PL

Análise de Dados em Ciências Sociais: Modelos de Dependência (1 º Sem 2018/2019)

Objectivos

Análise de Dados em Ciências Sociais: Modelos de Dependência

Licenciatura em Sociologia (PL)

Objectivos Gerais

A unidade curricular Análise de Dados em Ciências Sociais - Modelos de Dependência visa a apresentação e o desenvolvimento de um conjunto de métodos de análise de dados de uso recorrente na investigação em Ciências Sociais, que permitem descrever e interpretar relações de dependência entre variáveis. Em concreto, são desenvolvidos os modelos de Análise de Variância e de Regressão Linear. É privilegiada uma abordagem cujo ponto de partida são situações reais de pesquisa em que se justifica, do ponto de vista analítico, a utilização dos referidos métodos. Tratando-se de modelos de dependência, permitem explorar a possibilidade de explicação, em termos estatísticos, de uma variável (a variável dependente) a partir do contributo de uma ou mais variáveis explicativas (as variáveis independentes). São aprofundadas as potencialidades de utilização do software de análise de dados SPSS (Statistical Package for Social Sciences).