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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MEECult

Museus e História Contemporânea (1 º Sem 2018/2019)

Código: M0832
Acrónimo: M0832
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2016/2017
Pré-requisitos Nenhuns.  
Objectivos Esta UC tem com objetivo  permitir aos alunos problematizar as representação do passado próximo em museus e exposições
Programa 1. Questões teóricas
1.1. Memória individual e memória coletiva. Tipologias da memória coletiva.
1.2. As tradições: suas (re)formulações. A problemática da invenção das tradições.
1.3. Problematização do tempo presente.
2. Musealização de temas de história contemporânea
2.1. Nacionalismo.
2.2. Colonialismo.
2.3. Republicanismo.
2.4. Migrações.
2.5. Ensino.
2.6. Mobilidades.
2.7. Movimentos sociais.
Processo de avaliação A avaliação visa aferir em que grau o estudante atingiu os resultados de aprendizagem (conhecimentos e competências) previstos nos objetivos.
A avaliação periódica implica a apresentação de: um relatório sobre uma exposição visitada (50%); e uma análise crítica de uma obra (50%). Em alternativa, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, pode ser feito um exame final, pressupondo o mesmo nível de conhecimentos e de competências aferido na avaliação periódica.
Processo de ensino-aprendizagem O estudo individual e de grupo, tendo por base a bibliografia de trabalho e as visitas de estudo, será orientado e apoiado pela realização de aulas teórico-práticas e constitui a base do processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento de competências de operacionalização analítica bem como da capacidade de comunicar análises e conclusões será exercitado ao longo do processo de avaliação.
Observações -
Bibliografia básica Questões gerais
Bebiano, Rui (2003) "Temas e problemas da história do presente", A História Tal Qual se Faz, org. de José d' Encarnação, Lisboa, Colibri, pp. 225-236
Connerton, Paul (1993) Como as sociedades recordam, Oeiras, Celta.
Crane, Susan A. (ed) (2000) Museums and memory, Stanford, Stanford University Press
Fentress, James e Wickam, Chris (1994) Memória social, Lisboa, Teorema
Hobsbawm, Eric e Ranger, Terence (orgs) (1983) The invention of tradition, Cambridge, Cambridge University Press
Holo, Selma Reuben (2002) Mas allá del Prado: Museus e identidade en la España Democrática, Madrid, Ediciones Akal. S. A.
Nora, Pierre, org., (1986-1992) Les lieux de mémoire, 7 vol, Paris, Gallimard
Thièsse, Anne-Marie, A Criação das Identidades Nacionais. Europa. Séculos XVIII-XX, Lisboa, Temas e Debates, 2000
Valcuende del Rio, José María, Narotsky Molledo, Susana (orgs.) (2005) Las políticas de la memoria en los sistemas democráticos, Sevilha, FAAEE/Fundación El Monte/AAA.
Bibliografia complementar Musealização de temas
. Fundação Mário Soares / Instituto de História Contemporãnea / Não Apaguem a Memória, (2011), Aljube. A Voz das Vítimas, catálogo de exposição, Lisboa.
. Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (2010) Resistência: da Alternativa Republicana à Luta contra a Ditadura (1891-1974), catálogo da exposição, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
. Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (2010) Viva a República, catálogo da exposição, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (2000) Os Brasileiros de Torna-Viagem no Noroeste de Portugal, catálogo da exposição, Lisboa.
. Liberdade e Cidadania. 100 anos portugueses (1999), catálogo da exposição, Lisboa, Cordoaria Nacional.
. Proença, Maria Cândida,coordenação (2011) Educar. Educação para todos, Ensino na Iª República, catálogo da exposição, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
. Lisboa em Movimento. 1850-1920 (1994), catálogo de exposição, Lisboa, Livros Horizonte.
. Vidigal, Luís (1992) Projecto museológico sobre educação e infância: uma investigação em curso, Santarém, Instituto Politécnico. Escola Superior de Educação. Projecto Museológico sobre Educação.