Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGSI , PGIAO

Noções Básicas de Programação (2 º Sem 2018/2019)

Código: M5102
Acrónimo: M5102
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Domínio básico de Inglês.
Objectivos Adquirir conhecimentos e noções essenciais de lógica e algoritmia, bem como experiência prática de programação, utilizando a linguagem Java.
Programa Os principais conteúdos programáticos a abordar são:
1. O computador como máquina programável.
2. Noção de Algoritmo e modos de representar um algoritmo.
3. Tipos de dados primitivos.
4. Variáveis e expressões.
5. Instruções de selecção.
6. Instruções de iteração (ciclos).
7. Matrizes e String.
8. Métodos: funções e procedimentos.
9. Classes de objectos.
10. Abordagem de problemas em programação.
Processo de avaliação Avaliação Contínua:
- Teste prático (50%) - prova prática individual durante o período de aulas.
- Frequência (50%) - teste escrito individual, sem consulta e com toda a matéria, tendo a nota mínima de 7 valores.
Exame Final:
Teste escrito individual, sem consulta e com toda a matéria.
Os alunos vão a exame final caso optem por este método de avaliação, não tenham assistido a pelo menos 50% das aulas, ou não tenham obtido nota positiva na avaliação contínua.
Processo de ensino-aprendizagem Aulas teórico-práticas (36 horas), em laboratório de informática.
Metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência.
2. Participativas, com discussão de exemplos.
3. Ativas, com realização de exercícios.
4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade, espera-se que o aluno trabalhe cerca de 10 horas semanais para consultar bibliografia, rever matéria, pesquisar temas, resolver exercícios.
Observações Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados nesta unidade curricular está disponível (ou, em alguns casos, é indicada) na plataforma de e-learning, onde também serão publicados os resultados da avaliação.
Bibliografia básica - Liang, Daniel (2018). Introduction to Java, Comprehensive Version: International Edition (10th ed.). London: Prentice Hall / Pearson Education. ISBN-10: 0-27-3771388 ISBN-13: 978-0273771388
- Mendes, António e Marcelino, Maria (2012). Fundamentos de Programação em Java (4ª ed.). Lisboa: FCA. ISBN 978-972-722-637-5
- Aulas, apontamentos, exemplos e exercícios práticos disponibilizados na plataforma de e-learning.
Bibliografia complementar - Eckel, Bruce (2007). Thinking in Java (4th ed.). London: Prentice Hall. ISBN: 0-13-187248-6
- Hubbard, John (2002). Programação em Java. Lisboa: McGraw-Hill. ISBN 972-773-141-4
- Jesus, Carla (2013). Curso Prático de Java. Lisboa: FCA. ISBN 978-972-722-750-1
- Neto, João (2014). Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados (3ª ed.). Lisboa: Escolar Editora.
ISBN: 972-592-179-8
- Tutoriais de Java disponíveis online.
- Apontamentos, exercícios e manuais disponibilizados na plataforma de e-learning.