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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MC

Sistemas de Gestão de Custos (2 º Sem 2017/2018)

Código: M5213
Acrónimo: M5213
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Não existem.
Objectivos Ser capaz de analisar criticamente e de conceber os sistemas de avaliação de desempenho capazes de promover a melhoria da performance empresarial.
Programa 1. Informação para a gestão

2. Performance global: balanced scorecard e tableau de bord

3. Os sistemas de segmentação de custos e margens: a absorção e a gestão do valor pelo resultado residual

4. Organização da estrutura empresarial em centros de responsabilidade e avaliação da performance dos centros de responsabilidade
Processo de avaliação O sistema de avaliação é composto por:
  Resolução, apresentação em aula e entrega de trabalhos - 40%;
  Realização da frequência em época normal - 60%.

O aluno terá que assegurar:
Uma assiduidade às aulas igual ou superior a 80%;
A entrega de todos os trabalhos de avaliação requeridos;
Uma nota mínima de 9 valores em cada um dos componentes de avaliação.
Processo de ensino-aprendizagem Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC.
Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos.
2.Participativas, para a análise de casos.
3.Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo
4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno
Observações
Bibliografia básica Merchant, K. A., e Van der Stede, W. A. (2017). Management Control Systems. Performance Measurement, Evaluation and Incentives. Prentice Hall.

Simons, R. (2013). Performance Measurement and Control Systems for Implementing Strategy Text and Cases. Pearson Edition.
Bibliografia complementar Daum, J. H. (2005). French tableau de bord: better than the Balanced Scorecard?. Der Cntrolling Berater, issue 7/December 2005, pp. 2/459-502
Kaplan, R. S., e Norton, D. P. (1992). The balanced scorecard - measures that drive performance. Harvard Business Review, Jan-Feb, 71-79.
Kaplan, R. S., e Norton, D. P., (1996). Using the balanced scorecard as a strategic management system. Harvard Business Review, Jan-Feb, 75-85.
Kaplan, R. S., e Norton, D. P. (2000). Having trouble with strategy? Then map it. Harvard Business Review, Sep-Oct, 167-176.
Kaplan, R. S., e Norton, D. P. (2008). Mastering the management system. Harvard Business Review, Jan, 2-17.
Simons, R. (2000). Performance Measurement and Control Systems for Implementing Strategy. Prentice Hall.
Simões, Ana Maria; Rodrigues, José Azevedo (2011). O uso e impactos do Balanced Scorecard na gestão das empresas. Revisão de literatura e oportunidades de investigação, Revista Iberoamericana de Contabilidad de Géstion, Jul-Dez.